Blog do Prof de Ed. Física MSc SERGIO CASTRO,da Pós Graduação em Educação Especial e Tecnologia Assistiva da Universidade Cândido Mendes(AVM) ;Ex-professor da Universidade Estácio de Sá e Ex-Coordenador de Esportes para Pessoas com Deficiências (PcD) do Projeto RIO 2016 da SEEL RJ ,destinado a fornecer informações sobre pessoas com deficiência(PcD) e com Necessidades Educativas Especiais(PNEE), bem como a pessoas interessadas nesta área ( estudantes, pais, parentes, amigos e pesquisadores)
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
A ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA ADAPTADA E DE REABILITAÇÃO FÍSICA PERDE UMA DE SUAS MAIORES COLABORADORAS : LISAURA RUAS
Todo o mundo da area de reabilitação física está de luto devido a morte da presidente da Associação Fluminense de Reabilitação (AFR), Lisaura Machado Ruas.
VEJAM O VÍDEO DA REDE GLOBO DE TELEVISÃO COM A ENTREVISTA REALIZADA POR EDNEI SILVESTRE À INESQUECÍVEL LISAURA RUAS, NO MES DE JUNHO DE 2009, EM : http://rjtv.globo.com/Jornalismo/RJTV/0,,MUL750657-9097,00.html
Lisaura Ruas morre aos 70 anos em Niterói
Ela trabalhava na instituição há 46 anos. A AFR cedeu suas instalações para as primeiras reuniões para a fundação da Andef, em 1981. Casada com o jornalista Carlos Ruas, deixou duas filhas, Cristina e Nina Rita, além dos milhares de filhos portadores de deficiências físicas e neurológicas que adotou de coração na AFR.
Lisaura foi uma das pioneirs da área de reabilitação e com sua simpatia e competência ajudou a milhares de pessoas a se reabilitarem através de sus mãos mágicas e inteligência notável.
(AFR). Ela foi encontrada morta pelo marido, o jornalista Carlos Ruas, após sofrer um infarto fulminante em sua residência, no bairro de Icaraí. O corpo será velado no Cemitério Parque da Colina, em Pendotiba, onde será realizado o sepultamento, às 16 horas de hoje. O prefeito Jorge Roberto Silveira decretou luto oficial de três dias pela morte da também professora e psicomotricista.
Nascida em Borda da Mata, Minas Gerais, Lisaura iniciou cedo sua formação humanista, praticando a filantropia e se interessando pelo próximo. Em Belo Horizonte, pôde estudar e se aperfeiçoar sob a orientação da professora e cientista russa Helena Antipoff, que introduziu no país o ensino e a formação científica da educação especial para excepcionais e deficientes físicos.
Referência - Por 45 anos, prestou serviços à Associação Fluminense de Reabilitação, em Niterói, e ocupou a presidência da instituição desde 1982. Durante todo esse tempo, conseguiu transformar a associação em referência nacional no tratamento de deficientes no Brasil.
Lutando sempre contra a limitação de recursos, Lisaura usou de criatividade para organizar eventos beneficentes e campanhas de porte nacional, tornando o centro de reabilitação em Niterói um polo de excelência.
Com caráter filantrópico, a AFR, localizada na Rua Lopes Trovão, em Icaraí, próxima ao Complexo Poliesportivo Caio Martins, presta assistência a pacientes de todas as idades, realizando desde estimulação em bebês até reabilitação em idosos.
A instituição, que completou 50 anos de atividade em junho do ano passado, também já foi responsável pela doação de inúmeras próteses e aparelhos ortopédicos, além de fornecer tratamentos especializados de fisioterapia, fonoaudiologia e neurologia.
Cidadania do Estado e Medalha Tiradentes
O deputado estadual Rodrigo Neves (PT) afirmou que estava organizando um evento em homenagem a Lisaura. Na oportunidade, a presidente da AFR receberia o título de Cidadã do Estado do Rio de Janeiro e a Medalha Tiradentes. As homenagens, de autoria do parlamentar, foram aprovadas pela Assembleia Legislativa (Alerj), no início do ano. O evento aconteceria no segundo semestre.
"Estou, realmente, muito sentido e chocado com esta notícia. Conversamos há 15 dias sobre as homenagens. É muito triste isto tudo. Ela é uma pessoa que fez o bem, principalmente aos menos favorecidos e foi uma grande referência do trabalho social de Niterói, do Estado e do Brasil", afirmou Rodrigo Neves.
Evento - O jornalista Paulo Freitas, ainda muito chocado com os acontecimentos, falou da amiga com carinho. Juntos, eles estavam organizando o evento anual "Garçom Caixa Alta", marcado para a próxima quarta-feira, dia 19. Paulo Freitas lembrou a trajetória de Lisaura como presidente da AFR.
"Durante a ditadura militar, a AFR correu o risco de fechar as portas, mas graças à garra da Lisaura, isso não aconteceu. Ela não só levantou a verba que a instituição precisava, como conseguiu um espaço melhor para o funcionamento, que é a sede atual", contou Paulo Freitas.
Sobre a amiga, ele não poupou elogios. Descreveu Lisaura Ruas como uma mulher de personalidade forte e com um lado filantrópico incrível, que se dedicava de corpo e alma ao trabalho com deficientes.
"Ela dedicou a vida a isso e ajudou milhares de pessoas. Sem dúvida, vai fazer muita falta", concluiu Paulo Freitas.
Depoimentos
"Lisaura Ruas realizava um trabalho extraordinário e já fizemos muitas parcerias com a Associação Fluminense de Reabilitação. O Estado do Rio lamenta profundamente o falecimento dela".
Luiz Fernando Pezão – governador em exercício do Estado do Rio de Janeiro
"Estou perplexo. Lisaura era um patrimônio da cidade. A AFR, obra dela, é um centro de referência a nível de Brasil. Seguramente Niterói está de luto. Lamento muito. Gostava bastante dela."
Comte Bittencourt – deputado estadual
"A cidade perde uma de suas figuras mais importantes. Lisaura buscava sempre fazer o melhor e seu trabalho era reconhecido não só em Niterói, mas também em todo o Brasil. A cidade está mais triste.
José Vicente Filho – vice-prefeito de Niterói
"Dona Lisaura era uma pessoa de grande caráter e comandava exemplarmente a Associação Fluminense de Reabilitação. Fará uma grande falta a Niterói, principalmente para as centenas de pessoas que diariamente conviviam com ela na AFR. Foi candidata a vereadora e caso tivesse sido eleita, seria, com certeza, um exemplo para todos nós, da Câmara de Niterói"
Paulo Bagueira - presidente da Câmara de Niterói
"Lisaura realizava um trabalho magnífico, sério e coerente. Era uma mulher admirável, sempre preocupada em fazer o bem ao próximo, chegando a colocar suas questões pessoais em segundo plano. Vai deixar muita saudade".
Nina Rita Torres – presidente do Grupo Fluminense
"O trabalho realizado por Lisaura Ruas à frente da Associação Fluminense de Reabilitação era fantástico. Era um exemplo de dedicação e caráter. Niterói perde uma de suas figuras mais importantes e admiráveis".
Alexandre Torres – vice-presidente do Grupo Fluminense
"A reabilitação perde uma pessoa muito importante. Lisaura sempre trabalhou com o coração e tenho certeza de que deixou muitos seguidores, que darão sequência a seu trabalho".
Alkamir Issa, secretário municipal de Saúde
"É uma perda lamentável. Tivemos uma reunião cedo e ela estava bem. Lisaura foi uma pessoa extremamente importante, dinâmica, de grande valor, corajosa, audaciosa, uma grande liderança que carregou a AFR por 45 anos. Perde a instituição, a cidade e, principalmente, o segmento mais sofrido, pelo qual ela sempre batalhou. Rezo para que tudo o que ela plantou seja continuado".
Telmo Hoelz, subsecretário municipal de Saúde e
vice-presidente da AFR
"Era uma pessoa abnegada que vivia para a filantropia. Posso descrevê-la como uma pessoa excepcional, generosa e abnegada."
Antônio José Barbosa da Silva – presidente da OAB - Niterói
"Uma grande perda para a cidade de Niterói. Lisaura era um exemplo de pessoa forte e determinada, com um espírito elevado de buscar sempre o bem comum. A conheci na década de 50, quando Carlos Ruas me apresentou como a sua namorada que veio de Minas e logo depois eles se casaram. Formamos uma sólida amizade e juntas promovemos grandes embates com o poder público em prol da pessoa com deficiência. Era uma guerreira e com certeza fará muita falta".
Lizair Guarino - presidente da Pestalozzi de Niterói
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário