terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Secretaria concede 69 Selos de Acessibilidade em 2014 - Acordo em SP busca inclusão de pessoas com deficiência


Posted: 06 Feb 2015 02:30 PM PST
O Selo de Acessibilidade serve como uma corroboração do Certificado de Acessibilidade e e confere um padrão de qualidade maior

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, por meio da Comissão Permanente de Acessibilidade – CPA concedeu 69 selos de acessibilidade em 2014, totalizando 284 desde 2011.

A concessão pode ser feita às edificações novas ou já existentes, públicas ou privadas, espaços, transportes coletivos, mobiliários e equipamentos urbanos que garantam total acessibilidade às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

O Selo de Acessibilidade é mais do que uma garantia de que um local foi devidamente vistoriado pela CPA. Ele serve como uma corroboração do Certificado de Acessibilidade (outorgado por Subprefeituras ou pelo Contru para concessão do alvará ou licença de funcionamento) e confere um padrão de qualidade maior.

Entre os locais que já receberam o selo, destaque para o Palácio de Convenções do Anhembi e o Museu do Futebol.



Posted: 06 Feb 2015 02:14 PM PST
Compromisso entre empresas busca desenvolver mecanismos que reduzam a defasagem no cumprimento da Lei de Cotas


Foi assinado nesta sexta-feira (5) um termo de compromisso para desenvolver ações que estimulem as empresas do setor a aumentar a contratação de pessoas com deficiência e reabilitados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A parceria foi selada entre a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo (SRTE-SP), o Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação no Estado de São Paulo (SEAC), o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio, Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo (Siemaco-SP) e a Federação dos Trabalhadores em Serviços, Asseio e Conservação Ambiental do Estado de São Paulo (Femaco).

Pelo acordo, as empresas irão desenvolver ações integrativas que contarão com o apoio da SRTE-SP no intuito de criar mecanismos que reduzam a defasagem no cumprimento da Lei de Cotas.

“É um grande avanço, pois as empresas que alegam ter dificuldades para integrar pessoas com deficiência no setor terão o apoio necessário e um prazo determinado para que a Lei seja cumprida na totalidade”, disse o superintendente da SRTE-SP Luiz Antonio Medeiros.

Segundo o auditor fiscal e coordenador do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência, José Carlos do Carmo, as ações propostas no documento visam garantir que a Lei de Cotas seja cumprida de forma progressiva para que no prazo máximo de 24 meses possa atingir 100% de cumprimento da cota legal de contratação de pessoas com deficiência.

“Temos um foco nas pessoas de maior vulnerabilidade social, aqueles que estão socialmente mais excluídas”, disse José Carlos.

Para o presidente do Siemaco (SP), José Moacyr Pereira, o acordo assinado “auxilia na busca de alternativas inteligentes e criativas para que as empresas possam avançar no processo de inclusão”. Esta também é a opinião do presidente do Sindicato patronal.

“Muito importante esse acordo para as empresas que enfrentam dificuldades de recrutamento em função do grau de insalubridade e periculosidade do setor. Esse prazo de dois anos dá ao segmento um tempo para encontrar soluções e adaptar as instalações necessárias ao ingresso das pessoas com deficiência”, disse presidente do SEAC, Rui Monteiro Marques.

Representando a Femaco, o deputado federal Roberto Santiago destacou que “essa é uma solução concreta para de fato garantir a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho”.

O projeto prevê ainda que as empresas signatárias do Termo de Compromisso assumam responsabilidades que envolvem, além do cumprimento da Lei de Cotas, formação de mão-de-obra e capacitação profissional de pessoas com deficiência, o desenvolvimento de campanhas internas voltadas aos funcionários de combate à discriminação e a divulgação em rede das vagas disponíveis.

Fonte: Portal Brasil e Prefeitura de SP – Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida
Posted: 06 Feb 2015 01:55 PM PST
Uma mulher que ficou cega aos 11 anos de idade teve sua visão restaurada após bater a cabeça em uma mesa de café. O “milagre” aconteceu 13 anos mais tarde.

Lisa Reid, de Auckland, na Nova Zelândia, ficou cega quando ainda era criança devido a um tumor que pressionava seu nervo ótico. Mas incrivelmente sua visão foi restaurada por completo quando ela, acidentalmente, bateu a cabeça em uma mesa de café.

Lisa inclinou-se para beijar seu cão guia e lhe dar boa noite no dia 15 de novembro de 2000, quando acabou batendo a cabeça.

Mulher que ficou cega aos 11 anos de idade voltou a enxergar após bater a cabeça acidentalmente em uma mesa de centro.

Na manhã seguinte, ela, que tinha 24 anos na época, acordou enxergando novamente.

“Ninguém sabe o que aconteceu,” disse ela, hoje com 38 anos.

Lisa, que possui uma filha chamada Maddison, revelou a história recentemente para aumentar a conscientização das pessoas sobre o problema. Ela pretende chamar a atenção para ajudar os pacientes na Fundação dos Cegos da Nova Zelândia.

Fonte: Metro e Gadoo


Nenhum comentário: