sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Quedas em piscinas e cachoeiras são as maiores causas de acidentes, lesões e deficiências adquiridas no verão



Quedas em piscinas e cachoeiras são as maiores causas de acidentes, lesões e deficiências adquiridas no verão
No calor do verão o corpo pede água. Nos momentos de folga, banhos de piscina, rio e cachoeira são refrescantes naturais e muito bem-vindos. Nadar em águas calmas faz bem para o corpo e para a alma, mas se não houver algumas condições mínimas para que o mergulho seja bem sucedido, o que seria apenas um momento refrescante de lazer pode mudar a vida para sempre.

Uma das condições para que um mergulho seja bem sucedido é que haja profundidade na água para que o corpo ganhe espaço para concluir o movimento de dar braçadas (ou pernadas) e subir mais adiante. Outra condição essencial é que não haja obstáculos sob a água, como pedras e bancos de areia, que se deslocam de forma imprevisível. Ou seja, se em um dia não há nada embaixo da água, noutro dia pode haver.

Se não houver profundidade suficiente para o mergulho, a pessoa pode bater a cabeça contra algum obstáculo e sofrer lesão no pescoço ou na coluna vertebral, resultando em tetraplegia. Quanto mais alta e grave a lesão nas costas, mais movimentos perdem-se nos membros superiores e inferiores de forma permanente.

No ano de 2014, das vítimas de acidentes causados por quedas em piscina, cachoeira e água rasa, atendidas pela Rede de Reabilitação Lucy Montoro, 70% foram entre os meses de janeiro e março, período de verão. Os dados, apresentados pela Rede mostram também que mais de 90% dos casos resultam em lesão medular com o comprometimento do movimento dos membros superiores e inferiores, gerando tetraplegia.

De acordo com o médico fisiatra da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, André Sugawara, a falta de cautela e o consumo de álcool estão entre as principais causas. “A maior incidência dos acidentes acontece com pacientes entre 25 e 35 anos”, analisa o fisiatra.

Dicas da Rede Lucy Montoro para evitar acidentes em mergulhos
- os banhistas devem tomar cuidado ao mergulhar em águas desconhecidas, pois podem guardar surpresas desagradáveis.
- ao mergulhar em cachoeiras, observar se está mergulhando em água com mais que o dobro de sua altura.
- evite entrar na água ou mergulhar se estiver embriagado.
- evite participar ou permitir brincadeiras quando estiver nadando ou mergulhando.
- ao mergulhar, sempre que possível, estenda os braços ao lado da cabeça para protegê-la.
- evite saltar de lugares muito altos ou fazer "saltos ornamentais".

APROVEITE O VERÃO COM ALEGRIA E RESPONSABILIDADE. CUIDE-SE! PREVINA-SE!

Nenhum comentário: