terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

CURIOSIDADE – Brasil possui cerca de 270 mil pessoas com Síndrome de Down


RankBrasil apresenta brasileiros com a síndrome que merecem destaque, entre a primeira repórter, o mais idoso e mais idosa

23/02/2015
Imprimir
CURIOSIDADE – Brasil possui cerca de 270 mil pessoas com Síndrome de Down
Pessoas com a síndrome podem igualmente conversar, estudar e trabalhar / Foto: Depositphotos.com[DenysKuvaiev]
Ainda não existe no país uma estatística específica sobre o número de brasileiros com a Síndrome de Down. Há uma estimativa na relação de 1 para cada 700 nascimento.
Por esta conta, cerca de 270 mil pessoas no Brasil teriam a síndrome. Ao contrário do que muitos pensam, não se trata de uma doença e sim uma alteração na condição genética de alguns seres humanos.
No geral são 46 cromossomos, sendo 23 herdados pelo pai e os outros 23 da mãe. O indivíduo diagnosticado com Síndrome de Down tem um cromossomo a mais no par 21, por isto também é conhecida como trissomia 21.
Esta alteração afeta o desenvolvimento, determinando algumas características físicas e cognitivas. No entanto, estas pessoas podem igualmente conversar, estudar, trabalhar, e merecem respeito como todo ser humano.
Recordes relacionados
O RankBrasil apresenta brasileiros com a síndrome que merecem destaque. Fernanda dos Santos Honorato possui o recorde de Primeira repórter com Síndrome de Down do país. Com mais de 70 anos, Adão Rodrigues da Silva é o Mais idoso com a alteração genética, e com 77 anos, a marca deMais idosa foi obtida por Olga Gums.


Fontes: Fundação Síndrome de DownGlobo.com e Movimento Down
Redação: Fátima Pires

Nenhum comentário: