quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Olimpíadase Paralimpíadas: comitê avalia acessibilidade de oito aeroportos

Jogos Olímpicos 2016

Equipe do Comitê Técnico de Operações Especiais visitará terminais envolvidos nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos
por Portal BrasilPublicado03/12/2014 17h55Última modificação03/12/2014 17h55
Vagas de veículos reservadas e sinalizadas, intérpretes de Libras disponíveis no atendimento, mesas com altura adequada nos restaurantes e lanchonetes, ônibus de piso baixo para embarque e desembarque e elevador para cadeira de rodas (ambulift) em operação.
Esses são alguns dos itens que estão sendo observados em oito aeroportos brasileiros pelos membros do Comitê Técnico de Operações Especiais (CTOE), para garantir a plena acessibilidade das delegações e do público para Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016.
O grupo tem representantes da SAC, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Casa Civil e Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
Após as visitas, seus participantes avaliam as condições do aeroporto em relação aos itens elencados e preparam um plano de trabalho contendo eventuais adequações a serem implementadas.
Os aeroportos a serem visitados são de cidades que sediarão as competições de futebol dos Jogos: Galeão, Santos Dumont, Brasília, Confins, Congonhas, Guarulhos, Viracopos e Salvador.
Os aeroportos de Brasília, Galeão e Santos Dumont já foram visitados. Os próximos serão, pela ordem, Confins, Congonhas, Guarulhos, Viracopos e Salvador.
“A primeira impressão que tivemos das visitas foi positiva. Muitos itens já estão operacionais, porém ainda existem ações complementares que devem ser implementadas”, ressalta Carlos Eduardo Pereira, Coordenador-Geral de Investimentos do Departamento de Gestão Aeroportuária da Secretaria de Aviação Civil e representante da SAC no Grupo de Trabalho Aeroportos do Grupo Executivo Olimpíadas – coordenado pelo Ministério do Esporte.
Nesta semana, são comemorados o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (03/12) e o Dia Mundial da Acessibilidade (05/12). A preocupação com a acessibilidade de passageiros com necessidade de atendimento especial é primordial para evitar problemas.
A Infraero adquiriu recentemente 65 ambulifits, no valor total de R$ 41,9 milhões. Os equipamentos serão destinados a 42 aeroportos e têm previsão de entrega a partir deste mês. O ambulifit facilita o embarque e desembarque de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Nenhum comentário: