quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Entenda os detalhes dos mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016


Os mascotes olímpico e paralímpico tiveram como inspiração a fauna e a flora do Brasil, respectivamente

por: redação Esporte Nordeste com Assessoria
  • Enviar para um amigo
Divulgação Rio 2016
Divulgação Rio 2016
Vencedora de um concurso que contou com dezenas de produtoras e profissionais de todo o país, a produtora Birdo foi escolhida para criar dois personagens que entram imediatamente para a história brasileira: os mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Os mascotes olímpico e paralímpico tiveram como inspiração a fauna e a flora do Brasil, respectivamente. O estúdio que criou essa dupla de mascotes também tem à frente uma incrível dupla de animadores paulistas: Luciana Eguti e Paulo Muppet, sócios e fundadores da Birdo. Com pouco mais de dez anos de atividade, a Birdo já realizou dezenas de produções, recebeu diversos prêmios em todo o mundo e é considerado atualmente um dos estúdios de animação mais criativos do planeta.

Para criar os mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Luciana e Paulo não se basearam em uma única espécie de animal ou planta brasileira. O mascote olímpico, um personagem totalmente original, reúne elementos dos felinos, primatas e aves brasileiras, representando a diversidade dos animais do país. Já o mascote paralímpico segue o mesmo conceito, mas desta vez em relação às plantas, com características de várias espécies da vegetação brasileira. Para Luciana e Paulo, o Brasil tem uma fauna e uma flora tão ricas, que seria impossível escolher uma única espécie para representá-las. Assim como o Brasil e o povo brasileiro, os mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 são representantes de uma grande mistura cultural, nascida de um fantástico caldeirão de cores e energia positiva.

Quando decidiram participar do concurso que escolheu os mascotes, Luciana e Paulo sabiam que seria uma grande desafio. Trabalharam duro com sua equipe desenvolvendo o projeto que achavam ideal, e tiveram seu esforço recompensado: ao saber que a Birdo havia sido apontada como a vencedora do concurso, Paulo definiu o sentimento com perfeição. “Foi como ganhar uma medalha olímpica”, afirmou.

A equipe de animadores e desenhistas, que trabalhou de maneira conjunta no projeto, também reflete com perfeição a diversidade brasileira ao reunir profissionais de perfis distintos e origens variadas: do artista plástico ao cineasta, do publicitário ao músico, do ator ao diretor. A origem da equipe também é variada, com profissionais de vários estados e regiões do Brasil, como Minas Gerais, Maranhão, São Paulo e Rio de Janeiro. Sob direção de Luciana e Paulo, foi o trabalho dessa equipe extremamente talentosa que criou os mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, um momento histórico e um marco para a indústria criativa brasileira.

Nenhum comentário: