terça-feira, 1 de outubro de 2013

MODALIDADES PARALÍMPICAS - TÊNIS DE MESA



http://www.rio2016.com/os-jogos/paralimpicos/esportes/tenis-de-mesa

Uma das disciplinas mais tradicionais do movimento paralímpico, o Tênis de Mesa está presente desde a primeira edição dos Jogos, no ano de 1960, em Roma. E, logo na sua estreia, já contou com eventos masculinos e femininos no programa.
Ao longo dos anos, o esporte passou por algumas mudanças. A disputa por equipe começou nos Jogos de 1972, em Heidelberg, na Alemanha, e se mantém até hoje, ao lado da competição individual. Já os eventos de duplas estão fora desde a edição de 1992, em Barcelona.
Os participantes são divididos em 11 classes diferentes, de acordo com o comprometimento de seus movimentos. Todas são identificadas com as letras TT (Table Tennis, em inglês), sendo de um a cinco são para cadeirantes, de seis a dez, para andantes, e a 11, para andantes com deficiência intelectual.
As regras de pontuação e a dinâmica do esporte são as mesmas do esporte olímpico, sob supervisão da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF, em inglês), com adaptações feitas pela sua divisão de esporte paralímpico (PTT, em inglês).

Nenhum comentário: