segunda-feira, 21 de outubro de 2013

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - DEFICENCIA FÍSICA - 13 SLIDES

http://www.slideshare.net/guest5fedaea/deficiencia-fisica


Deficiencia Fisica


  • 1. Deficiência Física Carolina R. Schirmer Nádia Browning Rita Bersch Rosângela Machado
  • 2. Presidência da República Ministério da Educação Secretaria de Educação Especial Secretaria de Educação a Distância
  • 3. Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado Deficiência Física SEESP / SEED / MEC Brasília/DF – 2007
  • 4. F icha Técnica C oordenação do Projeto de Aperfeiçoamento de Professores dos Municípios-Polo do Programa “Educação Inclusiva; direito à diversidade” em Atendimento Educacional Especializado Cristina Abranches Mota Batista S ecretaria de Educação a Distância Edilene Aparecida Ropoli Maria Teresa Eglér Mantoan Rita Vieira de Figueiredo D epartamento de Políticas de Educação a Distância A utores deste livro: Atendimento Educacional Especializado em Deficiência Física C oordenação Geral de Avaliação e Normas em Educação a Distância Carolina R. Schirmer Nádia Browning Rita de Cássia Reckziegel Bersch C oordenação Geral de Articulação Institucional em Rosângela Machado Educação a Distância C réditos Imagens S ecretaria de Educação Especial Fotografias de alunos: CEDI – Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil, Porto Alegre, RS (www.cedionline.com.br). Fotografias de produtos com os respectivos sites citados no corpo D epartamento de Políticas de Educação Especial deste trabalho. Recursos de Tecnologia Assistiva confeccionados por Rita Bersch, Renata Cristina da Silva, Carolina R. Schirmer e Miryam Pelosi. C oordenação Geral de Articulação da Política de Inclusão P rojeto Gráfico Cícero Monteferrante - monteferrante@hotmail.com FICHA CATALOGRÁFICA ELABORADA PELA BIBLIOTECA CENTRAL DA UNICAMP R evisão Adriana A. L. Scrok D361 Deficiência Física / Carolina R. Schirmer... [et al.]. - São Paulo : MEC/SEESP, 2007. 130p. - (Atendimento educacional especializado) Ilustrações Ester Costa Quevedo Alunos da APAE de Contagem - Minas Gerais “Formação continuada a distância de professores para o Alef Aguiar Mendes (12 anos) atendimento educacional especializado” Felipe Dutra dos Santos (14 anos) ISBN: 978-85-60331-17-8 (obra completa) Marcela Cardoso Ferreira (13 anos) ISBN: 978-85-60331-23-9 (volume) Rafael Felipe de Almeida (13 anos) Rafael Francisco de Carvalho (12 anos) 1. Deficientes físicos - Educação. 2. Inclusão em educação. 3. Educação inclusiva. I. Schirmer, Carolina R. II. Título. CDD - 371.91 371.9 Índices para Catálogo Sistemático 1. Deficientes físicos - Educação...371.91 | 
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  • 105. Considerações Finais 
  • Rita Bersch N o decorrer deste módulo, mostramos O professor especializado, também, as diversas possibilidades de promover deve participar das reuniões técnico-pedagógicas, acesso do aluno com deficiência física do planejamento, dos conselhos de classe, da ao conhecimento e ao ambiente escolar. É preciso elaboração do projeto pedagógico, desenvolvendo saber que os recursos e os serviços apropriados ao ação conjunta com os professores da classe comum aluno com deficiência física estão garantidos por e demais profissionais da escola para a promoção lei e devem ser exigidos ao poder público. da inclusão escolar. 129 As dificuldades encontradas no cotidiano São os serviços das salas multifuncionais escolar não devem ser motivo de exclusão dos que preparam os materiais específicos; ensinam alunos com comprometimentos físicos. os alunos a utilizarem recursos de tecnologia assistiva como os materiais escolares e pedagógicos O Atendimento Educacional Especializado adaptados, comunicação alternativa, recursos de Capítulo IX - Considerações Gerais é garantia de inclusão e o professor especializado acessibilidade ao computador entre outros que são desempenha um importante papel quando atua utilizados nas classes comuns do ensino regular. de forma colaborativa com o professor da classe comum para a definição de estratégias pedagógicas e Nesse contexto, observamos a importância disponibilização de recursos que favoreçam o acesso do Atendimento Educacional Especializado para do aluno ao currículo comum, sua interação no efetiva participação do aluno com deficiência grupo, participação em todos os projetos e atividades física no cotidiano escolar. pedagógicas e acesso físico aos espaços da escola.

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