quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Concepções de Professores do Ensino Fundamental Sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

Concepções de Professores do Ensino Fundamental Sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade



Resumo: O artigo aborta a temática do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH no contexto escolar. Considerado o transtorno de desenvolvimento infantil mais diagnosticado na contemporaneidade. Visto que existem profissionais da área da educação e os próprios pais de crianças portadoras do transtorno que desconhecem o seu real significado, dificultando assim no convívio escolar e familiar desta criança. Para que não haja distorção, acreditando que toda criança “agitada”, “desorganizada” e “inquieta” também tenham o transtorno, é importante que os profissionais da área da educação tenham conhecimento acerca do tema, ajudando assim essas crianças no processo ensino-aprendizagem. Este estudo trouxe como objetivo verificar o grau de informação dos professores das escolas públicas e privadas do ensino fundamental I sobre o TDAH. A metodologia usada foi baseada em pesquisa qualitativa. Participaram 12 professores (6 professores de escola pública e 6 de escola particular). A coleta de dados constituiu numa entrevista semiestruturada com 5 questões gravadas com consentimento dos entrevistados, dividida em dois momentos: a primeira composta por itens relativos a dados sócio-demográficos e a segunda verificando as informações do conteúdo qualitativo. Os professores demonstraram uma carência de informações a respeito do transtorno, em especial os atuantes das escolas públicas e particular (verde), devido à falta de subsídios da própria instituição, em contrapartida a escola particular (amarela) disponibiliza um acompanhamento contínuo com a família, professores e todos os envolvidos no crescimento educacional da criança com TDA/H, o que fica evidente ser a única escola entrevistada com método de ensino favorável ao portador do transtorno. Conclui-se assim que é necessário proporcionar ao ambiente escolar mais conhecimentos sobre o TDA/H, oferecendo palestras, cursos, reuniões pedagógicas com o grupo escolar visando qualificar o quadro docente da instituição.
Palavras-chave: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Professores do ensino fundamental,  Psicologia escolar.
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