terça-feira, 1 de outubro de 2013

MODALIDADES PARALÍMPICAS - TÊNIS EM CADEIRA DE RODAS

http://www.rio2016.com/os-jogos/paralimpicos/esportes/tenis-em-cadeira-de-rodas



Adaptação de um dos esportes mais praticados no mundo, o Tênis em Cadeira de Rodas surgiu no ano de 1976, nos Estados Unidos. Em janeiro daquele ano, o americano Brad Parks, atleta de esqui acrobático, sofreu um acidente durante um salto de aquecimento e foi diagnosticado com lesão medular.
Durante a reabilitação, Parks ouviu falar de Jeff Minnenbraker, um atleta de Los Angeles que estava experimentando jogar Tênis na cadeira de rodas, deixando a bola quicar duas vezes na quadra. Meses depois, os dois se encontraram e começaram a discutir a possibilidade de pessoas com deficiência começarem a praticar o esporte.
Em 1977, Parks fez sua própria cadeira personalizada e começou a promover o Tênis em Cadeira de Rodas em exibições com Minnenbraker. Três anos depois, já existiam mais de 300 tenistas cadeirantes em território americano, e era criada a primeira entidade reguladora do esporte, em parceria com a Federação Americana de Tênis (USTA, em inglês).
O novo esporte chegou a Europa e Ásia nos anos seguintes, e em 1988 o Tênis em Cadeira de Rodas foi disputado como esporte de exibição nos Jogos Paralímpicos de Seul, na Coreia do Sul. No mesmo ano, fundou-se a Federação Internacional de Tênis em Cadeira de Rodas (IWTF, em inglês).

Nenhum comentário: