terça-feira, 1 de outubro de 2013

MODALIDADES PARALÍMPICAS - Rugby em Cadeira de Rodas

http://www.rio2016.com/os-jogos/paralimpicos/esportes/rugby-em-cadeira-de-rodas



Em 1977, um grupo de pessoas com tetraplegia na cidade de Winnipeg, no Canadá, buscava um esporte para praticar, já que seu comprometimento motor os deixava em desvantagem no Basquete em Cadeira de Rodas. Foi aí que nasceu o Rugby em Cadeira de Rodas – primeiro se chamava Murderball, mas a natureza violenta do nome (murder, em inglês, quer dizer “assassinato”) acabou provocando a troca.
O primeiro torneio internacional aconteceu no ano de 1982, com equipes do Canadá e dos Estados Unidos. Oito anos depois, foi apresentado como demonstração nos Jogos Mundiais em Cadeira de Rodas, e em 1993 acabou reconhecido como um esporte para pessoas com deficiência física - além de ter sido criada a Federação Internacional de Rugby em Cadeira de Rodas (IWRF, em inglês).
A entrada nos Jogos Paralímpicos aconteceu no ano de 1996, como demonstração, e apenas nos de Sydney, em 2000, o esporte foi disputado valendo medalhas. A competição é mista, com homens e mulheres na mesma equipe.
A disciplina é praticada por pessoas com lesão medular caracterizada como tetraplegia, ou paralisia cerebral, amputações ou deformidades nos quatro membros e sequelas de poliomielite, entre outros.

Nenhum comentário: