terça-feira, 1 de outubro de 2013

Zahra Nemati, atleta paralímpica, faz história no tiro com arco


Iraniana se tornou a primeira atleta mulher do país a subir no alto do pódio em uma edição de Jogos Olímpicos ou Paralímpicos

Atleta Zahra Nemati, durante os Jogos Paralímpicos de Londres 2012 (Foto: IPC)
Entre tantas histórias gloriosas para contar, os Jogos Paralímpicos Londres 2012 revelaram ao mundo o talento da iraniana Zahra Nemati. A arqueira de 28 anos conquistou, no ano passado, a primeira medalha de ouro de uma atleta mulher do seu país tanto em Jogos Olímpicos quanto Paralímpicos.
Em Londres 2012, Nemati conquistou a medalha de ouro no arco recurvo individual classe W1/W2 e ainda levou o bronze no arco recurvo por equipes. A iraniana era faixa preta de taekwondo até sofrer um grave acidente em 2004, que a deixou com uma lesão na medula espinhal. Dois anos depois, ela conheceu o tiro com arco.
O feito de Nemati foi tão importante que ela recebeu, em maio, o prêmio Espírito Esportivo durante a  SportAccord, importante convenção do mundo do esporte, realizada esse ano em São Petersburgo, na Rússia.
“Estou muito feliz e orgulhosa por mim e pelo meu país. É com muita satisfação que, como uma mulher iraniana, possa representar todos os atletas Paralímpicos em todo o mundo ao receber esse prêmio”, disse, em declarações publicadas pelo site do Comitê Paralímpico Internacional (IPC) logo após receber o prêmio.
Competem no tiro com arco Paralímpico atletas com diversos tipos de deficiências, tais como amputações, paraplegia ou tetraplegia. Eles são divididos em três classes: ST (para atletas com algum grau de comprometimento e que competem em pé, ou sentados em uma cadeira normal), W1 (atletas que sofrem de tetraplegia, com comprometimento motor nos braços e pernas e que competem em uma cadeira de rodas) e W2 (atletas que sofrem de paraplegia, com comprometimento motor nas pernas e que também competem em cadeira de rodas).
O esporte foi o primeiro a ser disputado para pessoas com deficiência, nos Jogos de Stoke Mandeville, na Inglaterra, em 1948, e faz parte do programa dos Jogos Paralímpicos desde sua primeira edição, realizada em Roma no ano de 1960. Nos Jogos de Londres, em 2012, 140 atletas participaram da competição e disputaram medalhas em nove eventos.
No total, oito países subiram no alto do pódio em Londres. Destaque ainda para o russo Timur Tuchinov, que conquistou duas medalhas de ouro – arco recurvo individual em pé e por equipes. Os outros países campeões Paralímpicos foram: Coreia do Sul, China, Grã-Bretanha, Itália, Estados Unidos e Finlândia.
Primeiro campeonato nacional foi em 2007
Apesar de tão antigo, o esporte no Brasil é muito recente. O primeiro campeonato nacional de tiro com arco Paralímpico aconteceu somente em 2007 e reuniu apenas quatro atletas. Em 2010, o país enviou pela primeira vez uma delegação para disputar o Mundial do esporte. Seis atletas fizeram parte da equipe pioneira: Ademar Carlini (RJ), Andrey Castro (GO), Francisco Dantas (RN), José Henrique Campos (DF), Julio Cesar de Oliveira (SP) e Luciano Reinaldo Rezende (DF).
No ano seguinte, Francisco Dantas ficou em quarto lugar nos Jogos Parapan-americanos Guadalajara 2011, e por pouco não conquistou uma medalha inédita para o país. O esporte continua avançando em terras nacionais - tanto que, ano após ano, o número de inscritos não para de crescer nas competições brasileiras.

Nenhum comentário: