terça-feira, 1 de outubro de 2013

Yohansson Nascimento comemora com jovens atletas marco de três anos para os Jogos Paralímpicos


Campeão paralímpico faz a festa da garotada que treina na Vila Olímpica do Mato Alto, em Jacarepaguá, no Rio

Yohansson Nascimento comemora marco dos três anos para os Jogos Paralímpicos com jovens atletas na Vila Olímpica do Mato Alto, em Jacarepaguá, no Rio (Foto: Rio 2016/Alex Ferro)
A contagem regressiva para os Jogos Paralímpicos Rio 2016 chega à marca de três anos neste sábado, dia 7, mas a comemoração começou nesta sexta-feira com uma aula de cidadania, simplicidade e amor ao esporte do campeão paralímpico e mundial Yohansson Nascimento. O alagoano de 25 anos visitou a Vila Olímpica do Mato Alto, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro, e fez a festa de mais de 100 jovens com e sem deficiência.
Yohansson foi apresentado para a garotada pela gerente de Integração Paralímpica do Rio 2016, Mariana Mello. Ele logo assumiu o microfone e começou a brincar com a garotada, falou sobre sua trajetória e lembrou que na vida a palavra superação tem que ser alcançada todos os dias.
"Como vocês podem ver eu nasci sem as duas mãos, mas nunca vou passar uma imagem de deficiente. Isso é só um detalhe. Não é porque eu tenho deficiência, não é porque você não tem deficiência que a gente não passa pelas mesmas dificuldades. Para superar as dificuldades basta acreditar nos seus sonhos. Basta você se dedicar ao que gosta de fazer. Se eu superei todas as dificuldades que enfrentei na vida e me tornei um campeão paralímpico, tenho certeza que vocês também conseguem”, disse.
Yohansson contou como começou no esporte e disse que representar o Brasil em competições internacionais vale qualquer sacrifício. Depois da palestra, respondeu a todas as perguntas da garotada. E deu várias dicas aos jovens:
“Joguei futebol, lutei taekwondo, andei de skate. No atletismo eu fiz salto em distância, mas sempre gostei das provas de velocidade. Comecei tarde no esporte de competitivo, mas logo na estreia conquistei uma medalha de bronze. Fiquei muito feliz e continuei fazendo o que mais gosto: treinar e competir”, explicou. O pequeno Gabriel Oliveira, de apenas oito anos, era um dos mais interessados em ouvir as dicas de Yohansson.
Fã do atleta paralímpico, Gabriel correu ao lado do ídolo e disse que espera competir no futuro.“O que eu mais gosto de fazer é correr. É muito legal. Além de ser divertido eu faço muitos amigos”, disse o garoto, que, além das aulas de educação física, gosta de história.
Depois de responder a todas as perguntas e correr ao lado da criançada na pista de atletismo da Vila Olímpica, Yohansson arrancou aplausos de todos ao fazer uma demonstração de como comemora as suas conquistas mais importantes: dando uma estrela.
Yohansson soma quatro medalhas em Jogos Paralímpicos. Além de uma prata e um bronze em Pequim 2008, foi uma das estrelas da vitoriosa campanha da equipe brasileira nos Jogos Paralímpicos Londres 2012 ao conquistar a medalha de ouro nos 200m e a prata nos 400m T46, para atletas com amputação nos membros superiores. Ainda roubou a cena protagonizando dois dos momentos mais memoráveis da competição, primeiro ao pedir a namorada em casamento mostrando um bilhete para as câmeras de TV após a vitória nos 200m e, depois, ao cruzar a linha de chegada dos 100m em último lugar, arrastando-se em função de uma lesão.
O complexo esportivo do Mato Alto atende cerca de 6 mil pessoas, sendo 400 atletas de alto rendimento, muitos deles com deficiência. Todas as atividades oferecidas são gratuitas e incluem: atletismo, basquetebol, futebol, futsal, dança, badminton, ginástica artística e rítmica, handebol, hidroginástica, jiu-jitsu, judô, karatê, natação, tênis, voleibol e atividades adaptadas para pessoas com deficiência.

Nenhum comentário: