Resumo
Devido às propriedades físicas da água, a natação permite ao indivíduo uma liberdade de movimentos e um maior número de experiências motoras, sendo esta considerada um dos esportes mais apropriados para pessoas com algum tipo de deficiência. E baseando-se nisto, o presente estudo tem como objetivo fazer uma análise do perfil psicomotor de adolescentes deficientes visuais praticantes de natação em relação à estruturação espaço-temporal. Fizeram parte da amostra nove adolescentes deficientes visuais de ambos os sexos com idade entre doze e dezoito anos, divididos em dois grupos: praticantes regulares de natação e não praticantes de natação. A pesquisa caracterizou-se como descritiva e quantitativa, observando, analisando e correlacionando os dados coletados através da investigação. Como instrumento de pesquisa foram utilizados testes adaptados à realidade dos indivíduos, baseados na Bateria psicomotora sugerida por Fonseca. Os resultados apresentaram um melhor perfil psicomotor, em relação à estruturação espaço-temporal, nos adolescentes que praticam regularmente natação em comparação com os que não praticam, revelando uma boa influência da prática de natação no desenvolvimento psicomotor de pessoas com deficiência visual.
Unitermos: Pessoa com deficiência visual. Desempenho psicomotor. Natação.
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