http://www.efdeportes.com/efd185/inclusao-de-alunos-com%20necessidades-especiais.htm
Este estudo teve como objetivo verificar a preparação dos professores de Educação Física das escolas municipais de Cruz Alta para o processo de inclusão de alunos com necessidades especiais. A pesquisa realizada caracterizou-se como descritiva interpretativa, através de entrevista gravada, em que os sujeitos foram 14 professores de Educação Física dos anos iniciais, que atuam em 17 escolas da rede municipal de ensino de Cruz Alta. Como instrumento de pesquisa utilizou-se um roteiro de entrevista estruturada para os professores de Educação Física. Realizou-se a análise de dados de forma quantitativa, a partir de percentuais estatísticos, apresentados em tabelas e qualitativamente a partir de análise de categorias, conforme prevê a análise de conteúdo. Através da pesquisa percebeu-se que 92,85% dos professores entrevistados são graduados pela Universidade de Cruz Alta, sendo que 42,85% se formaram antes da década de 2000, quando foi incluída nos currículos disciplina específica sobre necessidades especiais e por isso somente 35,72% dos entrevistados tiveram em sua formação inicial disciplina relacionada à Educação Física Inclusiva. Os professores relataram que ainda sentem dificuldades para atender os alunos com necessidades especiais devido à insegurança, falta de capacitação, estrutura física adaptada, materiais e recursos, escassez de cursos específicos para Educação Física Inclusiva, além da discriminação da sociedade com esses alunos. Enfim, esse processo está em fase inicial, e o professor, entre erros e acertos, busca uma educação física que contemple a todos.
Unitermos: Educação Física. Formação. Inclusão. Necessidades especiais.
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