sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Todos os portadores de deficiência poderão ter isenção de IPI na compra de veículos

VEJAM MATERIA COMPLETA SOBRE AQUISIÇÃO DE VEÍCULOS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM : http://deficienteciente.blogspot.com/2010/01/todos-os-portadores-de-deficiencia.html

Todas as pessoas portadoras de algum tipo de deficiência poderão conquistar o direito à isenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) na compra de automóveis para uso particular. A ampliação desse benefício foi sugerida em projeto de lei (PLS 45/09) do senador Flávio Arns (PSDB-PR), já aprovado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). A matéria está pronta para ser votada, em decisão terminativa, pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

A proposta altera a Lei nº 8.989/95, que restringe o benefício a pessoas portadoras de deficiência física, visual, e mental severa ou profunda, e a autistas.
Ao elaborar parecer favorável ao PLS 45/09, o relator na CAE, senador Gerson Camata (PMDB-ES), ressaltou seu mérito de "atalhar o processo e generalizar o critério: todas as pessoas com deficiência devem ter igual tratamento e merecer igual apoio do Estado para o exercício de seu direito cidadão de ir e vir, de deslocar-se para o trabalho, para a capacitação, para o lazer - da mesma forma que os não deficientes e alguns deficientes já podem fazer."

O PLS 45/09 mantém, entretanto, a previsão contida na Lei nº 8.989/95 de conceder o benefício diretamente ao portador de deficiência ou por intermédio de seu representante legal. O mérito da proposta também foi salientado pelo relator na CDH, senador Gilberto Goellner (DEM-MT), com o seguinte argumento: "as pessoas com deficiência realmente costumam ter despesas elevadas com tratamentos médicos, equipamentos, capacitação profissional e ajudas técnicas que permitem contornar, ainda que parcialmente, as dificuldades que a deficiência impõe. Medidas compensatórias, como a isenção do IPI, são justas e necessárias."

Se não houver recurso para sua apreciação pelo Plenário do Senado, o PLS 45/09 seguirá direto para exame da Câmara dos Deputados após ser aprovado pela CAE.

Fonte: Jornal Jurid Digital (07/01/2010)

Veja também nesse blog:

Receita renova isenção de IPI para carros de deficientes
CNH para Deficientes Físicos
Isenções de Impostos Para PCD's na Aquisição de Veículos-1
Isenções de Impostos Para PCD's na Aquisição de Veículos-2
Isenções de Impostos Para PCD's na Aquisição de Veículos-3
Isenções de Impostos Para PCD's na Aquisição de Veículos-4
Aprenda os macetes para trocar de carro em 2010
Veja outras notícias sobre veículos para pessoas com deficiência acessando aqui: http://deficienteciente.blogspot.com/search/label/Ve%C3%ADculos%20e%20Adapta%C3%A7%C3%B5es

Nenhum comentário: