Acorde e sinta o cheiro do wasabi!
O Japão criou um detector de fumaça para surdos, baseado no cheiro forte do wasabi japonês, um condimento à base de raiz forte, capaz de fazer os olhos lacrimejarem e que costuma acompanhar sushis
Quando o alarme detecta fumaça no ar, ele jorra um odor sintetizado de wasabi que acorda pessoas que poderiam não despertar com o som de um alarme convencional contra incêndios.
A professora Makoto Imai, da Universidade Shiga de Ciência Médica, criou o alarme em conjunto com a Seems, empresa que fabrica perfumes, e diz que a novidade pode salvar vidas de deficientes auditivos.
"A proporção de idosos entre as vítimas de incêndios chega a quase 50%", disse ela à Reuters por e-mail. "Assim, a equipe da Seems achou que a perda da capacidade auditiva poderia ser uma das causas do atraso em tomar conhecimento de um incêndio e da consequente demora em deixar o imóvel incendiado.
"Imai disse que o detector de fumaça com cheiro de wasabi foi testado com 14 pessoas, incluindo quatro surdas. Com a exceção de uma pessoa que apresentava o nariz entupido, todas acordaram em até dois minutos depois de o cheiro chegar até elas.
A professora disse ainda que a produção experimental do detector de fumaça será concluída em um ano e que o produto chegará às lojas dentro de dois anos.
FONTE:
http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI2685957-EI1141,00-Japao+cria+alarme+de+incendio+feito+de+tempero.html
Blog do Prof de Ed. Física MSc SERGIO CASTRO,da Pós Graduação em Educação Especial e Tecnologia Assistiva da Universidade Cândido Mendes(AVM) ;Ex-professor da Universidade Estácio de Sá e Ex-Coordenador de Esportes para Pessoas com Deficiências (PcD) do Projeto RIO 2016 da SEEL RJ ,destinado a fornecer informações sobre pessoas com deficiência(PcD) e com Necessidades Educativas Especiais(PNEE), bem como a pessoas interessadas nesta área ( estudantes, pais, parentes, amigos e pesquisadores)
Nenhum comentário:
Postar um comentário