terça-feira, 19 de janeiro de 2010

AUTISMO - DESAFIO NA ALFABETIZAÇÃO E NO CONVIVIO ESCOLAR


VEJAM MAIS SOBRE AUTISMO - DESAFIO NA ALFABETIZAÇÃO E NO CONVIVIO ESCOLAR EM : http://www.crda.com.br/tccdoc/22.pdf


RESUMO


No Brasil não existe a preocupação ao atendimento de crianças autistas, há
uma total desatenção para com a formação adequada de profissionais das áreas de
medicina, psicologia, pedagogia, fonoaudiologia, entre outras. No currículo destes cursos, as informações sobre autismo são pobres e obsoletas, o que por sua vez impede que o trabalho de investigação diagnóstica e intervenção ocorram em tempo hábil. A escola recebe uma criança com dificuldades em se relacionar, seguir regras sociais e se adaptar, esse comportamento é logo confundido com falta de educação e limite. E por falta de conhecimento alguns profissionais da educação não sabem reconhecer e identificar as características de um autista. É importante que a escola saiba diferenciar e encaminhar para um profissional capaz de realizar o diagnostico.

Diante do diagnostico e o resultado do PEP-R, o professor poderá criar um plano de
ensino para aquela criança, com conteúdos próximos a idade global do autista. Não
devemos pensar no autismo como algo distante e condenado ao isolamento em
escolas especializadas. Existem muitas coisas que podem ser feitas pelo autista, a
principal é acreditar que ele tem potencial para aprender, é preciso saber que ele enxerga o mundo de forma diferente, mas vive no nosso próprio mundo, e cabe a
nós não deixá-lo ficar fora da escola e privado do convívio social.


SUMÁRIO



INTRODUÇÃO.................................................................... 09
CAPÍTULO 1 - Entendendo a inteligência, a aprendizagem........................ 11
CAPÍTULO 2 - Autismo ...................................................................... 15
2.1.Etimologia da palavra...................................................................... 15
2.2.Definição................................................................. 15
2.3.Causas.................................................................... 17
2.4.Características comportamentais.......................................... 18
2.5.Critérios diagnósticos de AUtismo....................................................................... 20
2.6.Tratamento................................................................ 22

CAPÍTULO 3 - Família e Autismo................................................ 26

CAPÍTULO 4 - Propostas Educacionais........................................... 30

CAPÍTULO 5 - Metodologia.................................................................. 33

5.1. Análise dos RESULTADOS.................................................. 34

Considerações Finais.............................................................. 35
BIBLIOGRFIA .....................................................................36

VEJAM TAMBÉM O SITE : UM OLHAR DIFERENTE EM : http://images.google.com/imgres?imgurl=http://umolhardiferente-to.webs.com/comprimidos1.jpg&imgrefurl=http://umolhardiferente-to.webs.com/intervencao.htm&usg=__BzHhp7jBucOehBI442NwxexaN4M=&h=400&w=400&sz=179&hl=pt-BR&start=7&tbnid=NnEBM3z0h9vNbM:&tbnh=124&tbnw=124&prev=/images%3Fq%3Despectro%2Baut%25C3%25ADstico%26hl%3Dpt-BR

Um comentário:

Eduardo Camara disse...

Oi Prof. Sérgio! Talvez você possa me ajudar: conhece algum lugar aqui no Rio, além da Clinimex, que tenha equipamento para fazer teste ergométrico com paraplégicos? Preciso fazer o teste e estou com dificuldades para encontrar um local que não seja a Clinimex (que não aceita o meu plano de saúde). Abraços e obrigado, Eduardo.