Blog do Prof de Ed. Física MSc SERGIO CASTRO,da Pós Graduação em Educação Especial e Tecnologia Assistiva da Universidade Cândido Mendes(AVM) ;Ex-professor da Universidade Estácio de Sá e Ex-Coordenador de Esportes para Pessoas com Deficiências (PcD) do Projeto RIO 2016 da SEEL RJ ,destinado a fornecer informações sobre pessoas com deficiência(PcD) e com Necessidades Educativas Especiais(PNEE), bem como a pessoas interessadas nesta área ( estudantes, pais, parentes, amigos e pesquisadores)
sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
Como integrar autistas com não autistas
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Ø Formar grupos com pelo menos um não autista para cada autista para encontros de 20 minutos três vezes por semana.
O ideal é que o companheiro não autista tenha ou mais anos de idade. Após a atividade o grupo lancha junto.
Ø Deve ser feito um programa de prioridades a serem trabalhadas para cada autista (ex. permitir a proximidade de outros, aprender a participar de uma roda).
A família deve trabalhar concomitantemente no mesmo objetivo.
Ø Desenvolver atividades muito interessantes, sempre com novidades para promover um ambiente especialmente positivo para todos.
Deve haver uma rotina nas atividades. Dar prioridade para atividade que requeira a participação de todos (formar grupos com a mesma tatuagem ou colante na roupa ou formar um ônibus com os participantes).
Deve-se evitar tarefas que exijam linguagem complexa ou coordenação motora fina.
Ø O adulto interfere na atividade através de modificações do ambiente (manter um espaço limitado; identificar visualmente onde devem ficar) ou por dicas dadas para a criança não autista.
Ø Combinar antecipadamente com todos os participantes e familiares qual o tema do próximo encontro (ex. todos devem usar sua core preferida ou todos devem trazer algum objeto relacionado com páscoa / natal).
A família deve estimular o assunto até o próximo encontro.
Programas de inclusão social através de colegas não autistas
Orientação para crianças não autistas que convivem com autistas
Ø Explicar que existem crianças que querem brincar com outras crianças mas que não sabem como fazer isto.
Elas não sabem como fazer amigos e não sabem falar muito bem. Por isto elas precisam de ajuda.
Ø Provavelmente as crianças dirão quem são estas crianças na turma.
Ø Orientar para caso eles vejam que esta criança está sozinha durante uma atividade ou recreio, podem tentar pegá-la pela mão para trazê-la até o grupo.
Mas que é importante ser persistente pois a criança pode não responder prontamente.
Ø Para brincar com esta criança o ideal é tentar fazer inicialmente a mesma coisa que ela estiver fazendo e aos poucos tentar ir mudando para algo diferente que você quer fazer
Ø Falar devagar e com frases curtas. Brinque falando o que você está fazendo e o que pretende fazer.
Ø Oriente a ignorar os comportamentos estranhos como as estereotipias ou os gritos.
Atividades para autistas de alto funcionamento
Ø Ensinar habilidade social como se apresentar, como pedir algo, como comprar alguma coisa.
Ø Trabalhar empatia
Ø Trabalhar as diferentes visões de uma mesma estória. Nem sempre o que ele sabe e gosta é o mesmo que os outros gostam e sabem.
GRUPO DE AUTISMO NA INTERNET : http://br.groups.yahoo.com/group/autismo/
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