sábado, 23 de janeiro de 2010

SINDROME DE ASPERGER - GUIA PARA PROFESSORES

Crédito do BLOG DE CAMILE GROETAERS: http://camillegroetaers.blogspot.com/2010/01/www.html


Síndrome de Asperger: Guia para professores
http://www.mundoasperger.com.br/

Escrito por Mundo Asperger
Sex, 22 de Janeiro de 2010 11:18

Estamos no ínício do ano letivo e muitas de nossas crianças estão ansiosas para começar uma nova jornada.

Pensando nisso, buscamos um instrumento para que os profissionais de educação possam conhecer um pouco do mundo aspie.

O guia a seguir foi elaborado para que as famílias possam oferecer aos professores dos seus filhos uma breve descrição da síndrome de Asperger e dos comportamentos esperados no ambiente acadêmico.

Este guia foi elaborado pelos pais que participaram do fórum sobre síndrome de Asperger do OASIS (Online Asperger Syndrome Information and Support), os textos do fórum foram compilados e editador por Elly Tucker.

Esta versão, traduzida para o português, sofreu alterações e adaptações pertinentes ao contexto brasileiro.


Para os pais

Os pais das crianças, que juntos construíram este guia, esperam que ele auxilie os professores a entender melhor algumas das características das crianças com síndrome de Asperger e em especial as de seu filho.

A seguir é disponibilizada uma carta de apresentação e o guia para professores. Entregue uma carta com o respectivo guia para cada um dos professores que seu filho irá trabalhar neste ano.

Uma vez que cada criança apresenta comportamentos peculiares sinta-se livre para usar os itens, que são mais apropriados para descrever o seu filho e/ou para fazer as alterações julgadas necessárias.

Para os professores

Caro professor (a) (coloque aqui o nome do professor, faça uma carta para cada profissional)

Olá, nós somos os pais do (coloque o nome de seu filho aqui). Nosso filho foi diagnosticado com síndrome de Asperger (SA), que é um transtorno neurobiológico do espectro autista.

Crianças com SA podem apresentar dificuldades em utilizar e compreender comportamentos não-verbais e a desenvolver relacionamentos apropriados com seus colegas, em parte, porque nas suas interações, muitas vezes há a falta de um intercâmbio espontâneo.

Apesar de, na maioria das vezes, ele apresentar interesses intensos e competências em determinados assuntos, ele também pode apresentar muita dificuldade com a organização.
Crianças com SA podem apresentar falta de empatia, ter dificuldades com problemas sensoriais e muitas vezes elas se apóiam fortemente em rotinas.

Você vai perceber que o nosso filho tem muitos pontos fortes.

No entanto, listamos abaixo algumas questões que podem surgir à medida que você trabalhar com ele. Alguns dos comportamentos que você vai observar ao longo do ano não estão sob seu controle, eles não são intencionais, não é resultado de dolo ou de mau comportamento.

Às vezes o nosso filho simplesmente não sabe como responder apropriadamente em determinadas situações.

Sem dúvida, você irá também desenvolver suas próprias estratégias que serão úteis nessas situações.

Por favor, fique a vontade para nos chamar a qualquer momento para falar sobre o nosso filho ou se tiver dúvidas sobre a Síndrome de Asperger.

Nós podemos ser contatados por meio de: (disponibilize aqui todas as formas de contato com sua família, telefone, celular, email etc).

Você também pode obter informações sobre
a síndrome de Asperger no site www.mundoasperger.com.br.

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