http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Documentos/BibliPed/EdEspecial/Referencial_AvaliacaoAprendizagem_NecessidadesEspeciais.pdf
Apresentação DOT - Educação
Especial
O “Referencial de Avaliação de Aprendizagem de Alunos com Necessidades
Educacionais Especiais” é o resultado de uma ação conjunta da equipe da Divisão de
Orientação Técnica – Educação Especial (DOT – Educação Especial) e das equipes dos
Centros de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAI).
A equipe responsável por sua elaboração foi composta de 18 profissionais que, durante
o processo, puderam constatar a complexidade da tarefa proposta, pois se depararam com
diferentes perspectivas conceituais sobre avaliação e práticas da avaliação da aprendizagem;
formas distintas para identificar os saberes dos alunos com necessidades educacionais
especiais. Além disso, deveriam cotejar o material com a legislação do sistema de ensino
de São Paulo, fornecendo condições exeqüíveis tanto legais quanto pedagógicas para
a realização de avaliações da aprendizagem de alunos com necessidades educacionais
especiais em classe comum.
O processo abrangeu a definição de eixos para a elaboração do material, seguida da
divisão da equipe em quatro subgrupos para desenvolvimento do texto. As tarefas, então,
consistiram em realizar pesquisa bibliográfica, bem como leituras e sistematização escrita
de pontos considerados pelos responsáveis por sua elaboração como os principais. Depois,
muitas leituras, revisões e debates foram efetivados ao longo dos meses de outubro de 2006
a abril de 2007, de início, periódicos e presenciais e, no final, esporádicos e a distância.
Finalmente, com o texto na versão final, foi realizada uma reunião presencial para inserir
os últimos retoques e, principalmente, organizar sua divulgação e a adoção do programa de
formação continuada pelos participantes.
Os próximos passos serão: planejar em cada CEFAI o organograma com a previsão
de encontros, temas e responsáveis pela formação continuada dos profissionais do próprio
centro e, a partir desse movimento, expandir a equipe de formação para atingir as escolas sob
sua responsabilidade que atendem aos alunos que apresentam necessidades educacionais
especiais.
Blog do Prof de Ed. Física MSc SERGIO CASTRO,da Pós Graduação em Educação Especial e Tecnologia Assistiva da Universidade Cândido Mendes(AVM) ;Ex-professor da Universidade Estácio de Sá e Ex-Coordenador de Esportes para Pessoas com Deficiências (PcD) do Projeto RIO 2016 da SEEL RJ ,destinado a fornecer informações sobre pessoas com deficiência(PcD) e com Necessidades Educativas Especiais(PNEE), bem como a pessoas interessadas nesta área ( estudantes, pais, parentes, amigos e pesquisadores)
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