sexta-feira, 7 de junho de 2013

Resultado dos atletas brasileiros nas Olimpíadas de 2016 será prioridade


Agência Brasil | 22h48 | 05.06.2013

A afirmação foi feita pela Ministério dos Esportes

O Ministério dos Esportes define como prioritário os resultados dos atletas brasileiros nas Olimpíadas de 2016. "Depois de vários estudos, foi estabelecido que é possível atingir uma metade estar entre os dez primeiros nos Jogos e entre os cinco primeiros nos Jogos Paraolímpicos”, disse Ricardo Fonseca, coordenador-geral de Excelência Esportiva da Secretaria Nacional do Esporte.
Fonseca disse, no entanto, que o governo, por meio do Plano Brasil Medalhas, fará um trabalho com os atletas amadores e que as Olimpíadas do Rio de Janeiro devem ser o ponto de partida para uma reformulação no esporte brasileiro.
O representante do ministério participou na tarde desta quarta-feira (5) de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, promovida pela Comissão de Turismo e Desporto. Também presente na audiência, a ex-atleta Carmem de Oliveira, ex-corredora de longa distância, contou um pouco de sua história e lamentou a falta de visão das autoridades ao objetivar, prioritariamente, o resultado.
Ex-atleta  questiona falta de apoio
 
Carmem questionou também a falta de apoio aos atletas da base. “Estou observando as meninas que estão buscando resultados. Volta e meia, largam o foco de representatividade do país para comer, para ganhar um trocado em uma corrida de rua. E é nessa estrutura que eu vivi há 20 anos”.
Para uma reformulação na formação dos atletas, Fonseca defende o aperfeiçoamento do modelo, segundo ele, já praticado no país, onde a escola e os clubes dividiriam as responsabilidades de trabalhar o jovem. Segundo ele, pretende-se fazer uma mescla de duas formações, uma básica, continuada, na escola, mas com os clubes desenvolvendo e especializando esses atletas.

Nenhum comentário: