sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Atletas que se destacaram em 2014 são recebidos no Palácio do Planalto


Esporte de rendimento

Conquistas foram marcadas pelo bom desempenho de jovens talentos e pelos resultados históricos em outras modalidades
por Portal BrasilPublicado19/09/2014 12h38
Ao todo, 24 atletas olímpicos e 36 paraolímpicos estiveram no Palácio do Planalto nessa sexta-feira (19) em visita à presidenta Dilma Rousseff. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o presidente do Comitê do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, e o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, também participaram da cerimônia.
Nas competições, que aconteceram até meados de setembro, o Brasil teve duas características marcantes nas disputas internacionais. Uma foi o desempenho expressivo de novas gerações de atletas de diversas modalidades. Outra foi a conquista de medalhas inéditas ou resultados históricos em modalidades nas quais o país ainda não havia despontado no cenário internacional. 
Aldo Rebelo ressaltou a atuação dos atletas que competiram nos Jogos Olímpicos da Juventude de Nanquim, na China, no mês de agosto. Para o ministro, o êxito nos resultados é um fruto da valorização que o Brasil tem dado ao esporte. “Acho que se não é uma garantia, é uma grande promessa para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro”.
Na cerimônia, a presidenta Dilma disse ser um orgulho ver atletas tão novos colecionando tantas vitórias. “É um orgulho ver atletas tão novos, como Marcus Vinicius D'Almeida, de 16 anos, ganhando (uma disputa) em Olimpíadas. Todos eles estão começando a escrever seus roteiros”, declarou Dilma.
Marcus Vinicius é atleta do tiro com arco e conquistou uma medalha inédita para o Brasil no mundial da modalidade, na Suíça (leia mais abaixo). Além dele, a cerimônia contou com as presenças de Bruna Alexandre, 19, que recentemente conquistou uma inédita medalha de bronze para o tênis de mesa paraolímpico brasileiro e Aline Silva, 27,  vice-campeã mundial de luta olímpica, outra conquista inédita do esporte brasileiro.
A presidenta citou palavras do papa Francisco em carta à abertura da Copa do Mundo de 2014, quando ele disse que os atletas não podem ser fominhas, com a ambição de desempenho apenas individual. Para Dilma, o esporte só traz grandes valores para o atleta e para a população.
“O esporte reúne o melhor que tem em nós, o valor da cooperação, da comunhão e da fraternidade. Só conseguimos superar nossos sonhos superando nossos limites”, declarou.
Arqueiro-fenômeno 
No ano intermediário do ciclo olímpico, em 2014 o Brasil vem mostrando  força com atletas dessas novas ou novíssimas gerações. Alguns dos bons resultados foram alcançados nos Jogos Olímpicos da Juventude: 15 medalhas para o país, mais que o dobro de Cingapura 2010. Naquela primeira edição olímpica dos novatos, numa delegação de 81 atletas, o país conquistou sete medalhas. Já em 2014, com 97 integrantes, foram 15 pódios.
Um dos destaques mais expressivos do ano até agora é Marcus Vinícius d‘Almeida, do tiro com arco. O arqueiro de 16 anos fez uma temporada espetacular, subindo rapidamente de posições em etapas da Copa do Mundo e do ranking internacional adulto, até culminar na medalha de prata na final da Copa do Mundo, disputada há duas semanas, na Suíça.
O brasileiro, com apenas três anos de prática na modalidade, iniciada no Centro de Treinamento de Maricá (RJ), está sendo reconhecido internacionalmente como fenômeno. É um desempenho que o país jamais estivera próximo de alcançar. 
Outro resultado histórico foi conquistado na última semana por Aline Silva, que chegou à medalha de prata do Campeonato Mundial de Luta Olímpica no Uzbequistão – feito marcante para um esporte com pouca tradição no Brasil. Vale destacar que as brasileiras da luta olímpica já estão chegando com força às mais importantes posições internacionais, com quatro lutadoras entre as primeiras do mundo. 
Há vários outros exemplos de conquistas dos novatos em 2014, como o nadador Matheus Santana, de 18 anos, campeão nos 100m livre dos Jogos de Nanquim e dono de quatro recordes mundiais juvenis da prova no ano. Edival Marques, 16 anos, também foi ouro em Nanquim, na categoria 63kg do taekwondô, e campeão mundial juvenil.
Izabela Rodrigues, de 19, campeã no lançamento do disco do Mundial de Atletismo. Hugo Calderano, 18, terceiro do mundo na categoria juvenil do tênis de mesa, outra posição da qual o Brasil nunca se aproximara. No tênis de mesa, também vale destacar a ascensão da equipe feminina à elite mundial, alcançada em maio, quando o time brasileiro venceu a divisão de acesso em Tóquio e garantiu presença no grupo principal. Pela primeira vez, o país tem suas duas equipes na elite mundial. 
Entre os novos talentos que despontam também está a judoca Layana Colman, de 17 anos, que ganhou duas medalhas – ouro e prata – nos Jogos Olímpicos da Juventude, na China. Alguns atletas jovens já têm trajetória de sucesso: Ana Marcela Cunha, 22 anos, pódio nas seis etapas da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas neste ano e número 1 do ranking mundial; Guilherme Dias, outro competidor de 22 anos, que já chegou a seu segundo pódio em Mundiais de Taekwondô, com bronze; e Mauro Vinícius da Silva, o Duda, bicampeão mundial em pista coberta do salto em distância do atletismo. 
No judô, o Brasil se manteve entre as potências ao conquistar quatro pódios no Campeonato Mundial da Rússia, em agosto, entre eles a medalha de ouro de Mayra Aguiar. 
Talentos paraolímpicos
Nos esportes paraolímpicos, entre abril e setembro os atletas conquistaram 18 medalhas em Campeonatos Mundiais, com destaque para três medalhas inéditas do tênis de mesa, uma do vôlei sentado e duas do halterofilismo.
Nesta modalidade, os brasileiros obtiveram pódio nas competições de adulto feminino (bronze) e júnior masculino (ouro). O judô teve 11 medalhistas no Mundial dos Estados Unidos. Também vale destaque o título da equipe de golbol no Mundial da Finlândia e o vice-campeonato inédito do vôlei sentado no Mundial da Polônia.
Entre os novos talentos, Bruna Alexandre, de 19 anos, trouxe duas (individual e por equipe) das três medalhas de bronze históricas no Campeonato Mundial de Tênis de Mesa na China. E Rafael Vansolim, também de 19, ganhou o título mundial de Levantamento de Peso na Finlândia. 
Sucesso planejado 
Esse desempenho positivo em 2014, repetindo os bons resultados que já haviam sido alcançados em 2013, é fruto de planejamento conjunto e investimento de governos, clubes, confederações, federações, comitês, universidades, Forças Armadas, empresas e outras instituições.
Os atletas brasileiros vêm contando com suporte de diversos tipos na preparação para alcançar o objetivo de colocar o Brasil entre os 10 primeiros países nos Jogos Olímpicos e entre os cinco primeiros nos Jogos Paraolímpicos Rio 2016. 
Além disso, o trabalho abarca formação de categorias de base, de onde vêm surgindo os novos talentos que já estão levando o Brasil ao pódio e continuarão representando o país por vários ciclos olímpicos. Esse esforço conjunto pretende tornar o Brasil uma potência olímpica a partir dos Jogos Rio 2016.
Fonte: 
Portal Brasil, com informações do Brasil 2016

Nenhum comentário: