terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Paralimpiadas de Inverno 2014 – André Cintra e Fernando Aranha serão os primeiros atletas da história a representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Inverno que serão disputados em Sochi, na Rússia | Esporte

Paralimpiadas de Inverno 2014 – André Cintra e Fernando Aranha serão os primeiros atletas da história a representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Inverno que serão disputados em Sochi, na Rússia | Esporte
André Cintra foi o primeiro paratleta brasileiro a garantir vaga para Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi - foto:  brasil2016.gov.br

André Cintra foi o primeiro paratleta brasileiro a garantir vaga para Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi – foto: brasil2016.gov.br
Pela primeira vez na história, o Brasil terá representantes nos Jogos Paralímpicos de Inverno. André Cintra, no snowboard cross adaptado, e Fernando Aranha, do esqui cross country adaptado, disputarão a competição em Sochi, na Rússia, entre 7 e 16 de março de 2014. André já tem vaga com índice. Fernando tem vaga (por convite), mas diz que, de qualquer forma, quer viajar com o índice estabelecido pelo Comitê Paraolímpico Internacional (CPI).

O snowboard adaptado, de André, estará no programa pela primeira vez desde o início dos Jogos Paraolímpicos de Inverno, em Ornskoldsvik, na Suécia, em 1976. A disputa passa por um circuito com obstáculos como rampas, morrinhos e trilhas em diagonal, como explica o paratleta, que usa prótese na perna esquerda. Ele já tinha experiência em esportes radicais antes de iniciar os treinos com o snowboard.
“Praticava esportes desde sempre: Kitesurf, wakeboard, rafting… Então, fui chamado pela CBDN (Confederação Brasileira de Desportos na Neve porque os técnicos acharam que eu poderia representar o país no snowboard cross adaptado em Sochi”, conta André. “Fiz uma prova-teste para ver se tinha nível para competir. Comecei a treinar nos Estados Unidos, basicamente dez ou 15 dias antes das provas, com um técnico norte-americano. E, então, fui enviado para etapas da Copa do Mundo para pontuar e entrar no ranking. Antes de Sochi, ainda tenho provas em janeiro e fevereiro”, revela.
Em um ano, o paratleta, de 34 anos, subiu do 31º lugar para o 18º (em Sochi competirão os 32 primeiros do ranking mundial). “É uma sensação maravilhosa poder disputar uma Paraolimpíada de Inverno. Mas também de muita responsabilidade, por representar o Brasil. Sinto muito orgulho”, ressalta André, que trabalha com inteligência de mercado na indústria química. “Seremos o único país sem neve a participar da modalidade. Todos os outros têm neve. A Holanda conta até com pistas de neve cobertas.”

Um comentário:

Unknown disse...

A Azul Locadora é uma empresa especializada no transporte de pessoas com deficiência.

Atuando com o transporte de funcionários, alunos, atletas, pacientes e também no turismo adaptado. Com uma completa estrutura e uma equipe altamente qualificada.

Entre em contato e peça o seu orçamento, a Azul Locadora tem a solução de transporte adaptado que você procura e precisa.

Telefone: 11-3439-7700
E-mail: comercial@azullocadora.com.br
https://www.facebook.com/Azullocadora