terça-feira, 1 de outubro de 2013

Esporte para autistas

http://www.universoautista.com.br/autismo/modules/sections/index.php?op=viewarticle&artid=130

"pagebreak"
Estação de esqui se engaja no esporte adaptado
NOTA: Foi difícil escolher a tradução mais adequada. As palavras usadas não são adotadas no Brasil há tempos, mas optei pela tradução literal, se é que isso existe, para não perder esse ângulo da questão das pessoas com deficiência. Por este motivo, traduzi termos como "non valides" por "inválidos". Optar por "filtrar" de forma "politicamente correta" não nos permitiria perceber a maneira como encaram a questão. De qualquer forma, isso me trouxe uma reflexão: não é o simples uso de palavras mais ou menos "corretas" que sucita uma postura de respeito; apenas ajuda.

Argemiro
| Martin Léger | Handisport | Actualité Montagne - Le journal des stations de ski des Alpes | 22/8/2007 |

Depois do esqui, dos passeios em trenós de cães e a escalada, a estação de esqui de Les Houches ampliou seu quadro de atividades acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida, com a criação da Olca Fly, uma escola de parapente fundada por dois monitores licenciados com brevê e a qualificação Deficiência. Em 8 de Setembro de 2007 a estação organizará, em parceria com a liga Rhône-Alpes Handisport, uma jornada de desafio multi-esportes que reunirá válidos e deficientes.

"Parapente, integração, deficiência". O lema da Olca Fly resume o espírito do projeto de Stefan Laude e Jérôme Faivre, os monitores de parapente que criaram a escola que acolhe quer clientes válidos, quer pessoas deficientes.

-"Desejamos oferecer aos inválidos a possibilidade de esquecer sua deficiência durante o tempo de um vôo de parapente. No fundo, temos o desejo de lhes fazer aproveitar a magia de estar no ar, como vimos fazendo com os válidos", explica Stefan Laude.

A fim de favorecer a integração das pessoas deficientes com o parapente, Stefan e Jérôme criaram, paralelamente à escola, a associação Olca Parapente Deficiência. Objectivo: recolher fundos para financiar o material, antes caro (as poltronas utilizadas para a prática do parapente adaptado custam cerca de 4700 euros a unidade).

-"Para além da busca por subvenção, queremos determinar qual é a melhor abordagem da disciplina para este público de pessoas deficientes. É por isso que os quadros da associação se compõe de dois educadores especializados, dois massagistas (kinés), um médico e dois monitores de parapente (Jérôme e eu) que devem, cada um, trazer sua visão das coisas, no seu domínio de competência", detalha Stefan.

Viver momentos privilegiados

Para Stefan e Jérôme, a integração passa também por uma política tarifária adaptada (contrariamente ao que se poderia pensar, os vôos para pessoas deficientes custam 70 euros, o mesmo preço que para os clientes válidos). Os dois sócios esperam também poder instaurar um sistema de transporte para buscar diretamente os clientes desabilitados em casa, e em todo Haute-Savoie.

-"Lembro do batismo que fiz com uma criança autista. Em situação normal, nunca dizia nada, mas se pôs a falar durante todo o vôo. É, também, para viver momentos privilegiados como esse que me joguei neste projeto", conclui Stefan Laude.

Contacto: Stefan Laude: 06.18.48.39.83; Jérôme Faivre: 06.98.31.79.37

Desafio multiatividades de esporte adaptado em Houches

8 de Setembro, o OT do Houches organiza em parceria com a liga Rhône-Alpes Handipsport, uma jornada de atividades acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida na estação de esqui de Houches através de um desafio esportivo. Reunirá equipes constituídas de válidos e deficientes através de provas de VTT, escalada, tirolesa, tênis, corrida de orientação, descida em cadeira-de-rodas em terreno livre...
Retornar ao índice das seçõesRetornar ao índice das seções
Retornar para Terapia Ocupacional | Retornar ao índice das seções | Versão para imprimir]



Bem-vindo às seções do site Universo Autista

Aqui você encontra alguns artigos que você não encontra na seção de notícias.

AspergerAutismo
BibliografiaCiências
Educação InclusivaEducadores
FilmesFonoaudiologia
GlossárioIntegração Sensorial
Método TeacchPedagogia
PsicologiaPsicomotricidade
PsicopedagogiaRelatos dos Pais
Síndrome de TouretteTerapia Ocupacional
Videos

Nenhum comentário: