sexta-feira, 11 de outubro de 2013

11 de Outubro – Dia do Deficiente Físico

Posted: 11 Oct 2013 06:15 AM PDT
Uma data que marca as lutas e conquistas das pessoas com deficiência, que ainda enfrentam muitos obstáculos físicos e sociais
Texto escrito em 2005, porém a realidade continua a mesma (Nota do blog Deficiente Ciente).
Por Vanessa Amaral
deficiente físico

No dia 11 de outubro foi comemorado do Dia do Deficiente Físico. Mas será uma data que representa comemoração ou está mais para o lado da reivindicação? (Dados do Censo de 2010  revelam que quase 24% da população brasileira – 45,6 milhões de pessoas – têm algum tipo de deficiência.).
Apesar desse número expressivo, as pessoas com deficiência ainda enfrentam inúmeras dificuldades desde a locomoção, educação e preconceito pela falta de informação. O preconceito infelizmente aparece em diferentes maneiras: em um olhar, uma palavra mal expressada, a falta de tolerância. As barreiras físicas também expressam preconceito no sentido de mostrar que as ruas, os transportes, as lojas em muitos casos não estão preparados para receber uma pessoa com deficiência. Isso pode resultar em uma certa segregação, afastando ainda mais a pessoa do convívio social.
A sociedade geralmente esquece que as pessoas com deficiência são consumidoras também e que necessitam de adaptação para entrar nos estabelecimentos. A luta pelos direitos que deveriam ser cumpridos é contínua, sem fim, pois, acima de tudo, representa a luta de seres humanos. Cidadãos que devem ter seus direitos cumpridos e respeitados.
Muito se fala sobre inclusão, mas na realidade pouco se vê o interesse em realizá-la por meio de políticas públicas que resultem em uma melhor infra-estrutura e qualidade de vida social, cultural do cidadão deficiente.
As escolas tradicionais não possuem a estrutura necessária para atender as necessidades das pessoas com deficiência, porém algumas vêm adotando novas metodologias de ensino bem como a preocupação em adaptar o ambiente para receber essas pessoas e qualificar os professores para estarem aptos a lidarem com as diferenças, promovendo a socialização da pessoa com deficiência e bem como o aprendizado.
Ainda são poucas as escolas que estão preparadas. Na maioria das vezes, tanto quem tem deficiência física ou mental, acaba recorrendo a instituições especializadas por estar apresentarem as qualificações necessárias para atendê-los.
O caminho da vitória para uma vida digna continua já aconteceram diversas conquistas e muitas ainda estão por vir. Por isso, essa data dever se marcada pela luta dos direitos que por muitas vezes não são cumpridos e para não deixar que a sociedade em geral e os governantes esqueçam que por trás de uma pessoa com deficiência existe um ser humano, que merece respeito.
Fonte: ADD
     

Nenhum comentário: