quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?



Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
O que é o autismo?
O autismo é uma síndrome comportamental que causa comprometimentos no relacionamento e interação com outras pessoas, na linguagem e apresenta comportamentos restritos e repetitivos.
Como é o comportamento do bebê ou da criança autista?
Abaixo estão exemplos do que pode acontecer ou não com um bebê ou uma criança autista. O diagnóstico só poderá ser determinado por um especialista.
  • A criança não se reconhece pelo nome. Os pais a chamam e ela não responde. Como ela é capaz de identificar outros sons, não se trata de um problema de surdez.
  • A criança prefere ficar sozinha. Quando deixada deitada no berço ela não reclama, parece preferir o berço ao colo dos pais.
  • A criança não fala, não olha e mostra certa apatia. Têm uma fisionomia pouco expressiva e não interage com outras crianças.
  • Crianças sem autismo geralmente imitam os adultos e querem todas as atenções voltadas para ela, já as crianças com sinais de autismo não acompanham os acontecimentos a sua volta.
  • Quando a mãe sai para trabalhar ou volta do trabalho, a criança não mostra interesse por ela.
  • Crianças de cerca de um ano com autismo vão de colo em colo e não estranham as pessoas, como seria esperado de uma criança nesta idade.
  • Durante a amamentação, a criança com autismo não interage com a mãe.
  • Os autistas muitas vezes separam os objetos por cor, tamanho, etc. mantendo comportamentos repetitivos e sem finalidade aparente.
  • A criança fica horas fazendo o mesmo movimento, com o mesmo objeto. No início pode parecer apenas ser uma criança tranquila, mas isso pode ser um dos sinais da doença. Um dos movimentos mais comuns é ficar rodando um objeto.
  • A criança pode apresentar movimentos corporais repetidos, como movimentos de balanço, às vezes, até de forma violenta.
  • A criança utiliza as pessoas como instrumento. Pega na mão do adulto e o leva até o lugar onde quer que ele faça algo que ela deseja, ao invés de pedir o que quer na forma de uma solicitação verbal.
Ainda não existe um exame complementar, laboratorial ou de imagens para diagnosticar o autismo infantil. Ele ainda é identificado através de exames clínicos.
Por que é importante saber reconhecer os sinais e sintomas precoces do autismo?
É fundamental que pessoas que trabalham e convivem com crianças saibam identificar sinais ou sintomastípicos de autismo em bebês ou crianças pequenas. Cerca de 60% das crianças com autismo apresentamsinais da doença ao nascer.
Uma vez identificado que o processo de desenvolvimento está alterado, a criança deve ser examinada por um especialista (pediatrapsiquiatra infantilneurologista infantil) para que o diagnóstico seja feito e os tratamentos reconhecidamente eficazes sejam instituídos.
diagnóstico precoce e a implantação correta dos tratamentos resultarão em significativa melhoria no desenvolvimento infantil e na qualidade de vida da criança e de seus familiares.
ABC.MED.BR, 2011. Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?. Disponível em: . Acesso em: 22 ago. 2013.

Comentários

19/08/2013 - Comentário feito por nelci
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
eu tenho um sobrinho que até os dois anos não falava e hoje com quatro fala todo enrolado é agitado,sempre de um lado para o outro e por exemplo se ele tem um carrinho na mão e ve outro ele aitra aquele e sai correndo pegar o outro e logo o outro ,e outro,,,, é inquieto e pronuncia algumas palavras corretas mas não consegue pronunciar uma frase toda nem que a gente fale primeiro e mande ele falar depois.... ele estásempre correndo meche aqui meche ali parece um furacão .meu filho tem a mesma idade que ele e já se ve uma diferença enorme será que meu sobrinho pode ser autista e se não for tartado logo oque pode acontecer
18/08/2013 - Comentário feito por Manuela
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
eu tenho um irmão de 2 anos e desconfio que ele tenha altismo desde de seu primeiro ano de idade. 
Geralmente o -chamamos e ele não sabe de onde vem ,com 2 anos de idade não solta 1 palavra , 
ele começou um comportamento muito estranho começou se jogar no chão más sou irmã mais velha meu pais são separados e ele e filho da minha madrasta não se damos muito bem , de fim de semana meu pai leva ele para que possa matar a saudade más cada vez que ele vem ele esta com um comportamento de altismo cada vez mais ...e a mãe dele não aceita isso... meu pai batalha para que ela deixe-o ir para uma clinica tem alguma coisa ou algum procedimento que possa ser feito em casa?
12/08/2013 - Comentário feito por ana
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
eu tenho um sobrinho de 4 anos de idade i ele não fala ele tem os mesmos sintomas do autismo mas os pais não aceitam que ele pode ter autismo 
i queria saber se tem alguma ong para conversarem com os pais e fazerem aceitar q ele e uma criança especial
08/08/2013 - Comentário feito por denise
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
meu neto tem 7 anos desde que tinha 1 ano eu notei que ele era uma criança que não ligava para brincar, nao gostava de carinho, nao olhava nos olhos ele foi cescendo e a cituação foi ficando cada ves pior hoje se deixar ele corre a rua toda, não tem medo de altura pelo contrário temos que cuidar para que não encontre uma escada ou uma laje é muito agressivo não dar sossego o dia inteiro nã fala corretamente,se inrrita com facilidade, grita, taca coisas bate porta com muita força estamos muito cansada eu e minha filha que por conta desse problema nem pode trabalhar por que ninguem consegue ficar comele
06/08/2013 - Comentário feito por Maírla
criança com suspeita de autismo
Tenho um filho de 3 anos e 10 meses com suspeita de autismo. Desde que nasceu meu filho sempre foi uma criança agitada, lutava contra o sono e manifestava traços de uma personalidade forte. Depois de algum tempo começou a manifestar certa resistência para algumas situações e a ter fortes crises quando contrariado. Inicialmente eu tratava como crises de birra, cheguei a gritar e a bater nele algumas vezes, pq em dados momentos falta paciência. As crises foram se tornando cada vez mais frequentes. A situação chegou no limite diversas vezes. Quando contrariado, meu filho parece que sai de si, grita, bate, quebra o que estiver na frente, revida com violência e adquire uma força sobrenatural para uma criança na idade dele. Tem o desenvolvimento da fala comprometido, não consegue se expressar bem, fala enrolado, engole silabas e mesmo sendo ensinado não consegue falar as palavras corretamente, nem mesmo o próprio nome, que é muito simples. Parece que fica alterado quando surge alguma situação nova que saia da rotina diária e também parece não entender regras claras. Dá muito trabalho para tomar banho, vestir-se, comer...Interage bem com algumas crianças, com outras não. Assiste repetidamente o mesmo desenho várias vezes e repete a fala dos personagens. Tem muita força e reage com agressividade quando é contrariado de alguma forma. Parece ter uma habilidade e raciocínio muito bons em alguns aspectos e déficit em outros. Uma psicóloga diagnosticou como sendo TDO (transtorno desafiador de oposição) e recentemente um médico psiquiatra deu o pré diagnóstico de um tipo de autismo atípico. O médico disse que é muito cedo para dar um diagnóstico definitivo, levando em consideração as características da idade e também da própria personalidade, pois minha família toda é um pouco agitada. Segundo o médico é preciso observar melhor essas características e também investigar se o problema do meu filho realmente é autismo. Passou um remedinho controlado para melhorar o nervosismo dele, o que não tem surtido muito efeito, pois as crises continuam. Gostaria de pedir ajuda de outras mães que por ventura tenham passado ou passam pelo mesmo problema, se possível a troca de informações que possam me ajudar a controlar melhor essas situações e também dicas de como posso melhorar as minhas atitudes com ele. Não é fácil e eu me sinto muito cansada, pois além disso tenho outros problemas pessoais que me abalam e me deixam bastante cansada, minha rotina é muito exaustiva. desde já agradeço...Um grande abraço a todos.
06/08/2013 - Comentário feito por Antonia
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
acredito que meu neto é altista não sei se existe grau de altismo , cuidei 2 anos dele e observei a lguns sinais tipo:não gosta que toque nele nunca falou papai mamãe , não é surdo e nem mudo se deixar ele fica rodando horas no meio da casa quando quer alguma coisa pega pela mão e leva até o objeto desejavel.Agora ele tem 3 anos está na creche ,acho que ele sofreu muito porque teve que comer sozinho, tiraram a mamadeira , não interagem com as crianças aprendeu a falar algumas palavras tipo:tal ou thau sai deixa solta mais não é muito nitido. chora muito quando está com raiva ele tem muita força o que tiver na frente ele joga gosta muito de ver dezenho é o mundo dele quando sai em publico sempre faz escadalo.é muito raro os momntos em que ele me deixa abraça-lo, ele só gosta do pai e dos tios um de 12 e14 anos também é raro os momentos em que ele se comporta como se fosse normal ele é lindo nasceu com 5k e acompanhou o tamanho é todo grande acho que vai chegar a 2m e não sei como vai ser porque os pais não ligam para o problema dele a mãe diz que se ele for altista quando crecer vai saber se cuidar o pai espera que ela tenha uma atitude de mãe isso não vai acontecer nunca não sei quando eles vão acordar. desculpem o desabafo.
21/07/2013 - Comentário feito por geovana
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
sofri e sofro o mesmo drama da colega.ate hoje nao descobriram que meu filho tem.antes uma hiperatividade enorme.quando nasceu nao dormia.era o minimo possivel.levei a varios profissionais.a ultima psiq.quase matava meu filho.com ritalina e outros indevidos.intoxicou a criança e nao vi melhora alguma.parei de dar remedios com orientaçao de um dr.farmaceutico.e meu filho melhorou muito com o passar do tempo.sou espirita kardecista .e tive cura com tratamentos espirituais.faz terapia com fono e psicologa.na escola tem deficit de atençao.esquece as coisas e tem dificuldade em matematica.nao acredito que seja autista.nenhum profissional medico e psicologo conseguiu avaliar .hoje ele esta com 12 anos.e uma criança nervosa .
20/07/2013 - Comentário feito por Lucia
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
Meu neto de 1ano e dois meses, tem alguns sintomas da lista que li, deste fantástico artigo, que identifica o provável autismo. Não atende quando chamamos, não entrega objetos, não consegue brincar com os brinquedos por 10 segundos sucessivos, as vezes finge não escutar quando falamos com ele, ainda não fala nada, e usa a garganta como forma de se comunicar e grita muito. Qual seriam os testes e/ou exames adequados para esta faixa etária, já que o diagnostico é um pouco tardio????
15/07/2013 - Comentário feito por Marcelo
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
Tenho um filho de 3 anos e 6 meses e ele fala uma linguagem que não entendemos, mas uns 4 meses atrás ele começou a repetir as palavras que falamos e com boa dicssão e também o que está ajudando ele a falar algumas palavras é o desenho da Dora Aventureira, pois ela repete muito as palavras fazendo com ele faça o mesmo. o problema é que ele ainda pede as coisas levando até o local sem falar o que quer. é uma criança linda. na escola ele interage muito pouco enquanto os outros falam e obedecem a professora, na escola eles pediram para leva-lo para uma avaliação, pois desconfiam de autismo. minha pergunta é será que ele é austista.
08/07/2013 - Comentário feito por mariana
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
boa noite meu filho tem 5 anos ele é diferente das outras crianças não fala direito não brinca com outras crianças e faz uns gestos esquisitos ha 8 meses ele faz acompanhamento com a fono e com a terapia ocupacional eles acham que meu filho pode ser um altista eu também acho ele tem dificuldades na escola na escrita mi ajude a esclarecer o que ele realmente tem .
08/07/2013 - Comentário feito por JuSouza
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
Olá a todos, li alguns comentários aqui e posso dizer que já passei por tudo isso, meu filho hoje tem 13 anos e desde muito cedo notei diferenças nele, com 3 anos após incansáveis consultas com especialistas veio o diagnóstico de autismo, logo a pediatra pediu para continuarmos investigando, meu filho falava mas muito enrolado, evitava falar, evitava contato com pessoas desconhecidas, tinha medos... de altura, de barulhos, rodava objetos, fazia movimentos estranhos com as mãos, tudo levava a crer que fosse autista, mas hoje com a experiência de vida que tive com meu filho recomendo que não se desesperem, deixem o tempo passar, a ajuda vem com escolha de profissionais como fonoaudiólogos psicopedagogos, e o máximo de atividades em grupo, estimulando a independência dos filhos sempre. O diagnóstico não é fácil, os médicos não tem 100% de certeza e acabam fazendo tratamentos com medicamentos na base de "chute". Hoje meu filho ainda não tem um diagnóstico fechado, mas apesar de os médicos não saberem o que ele tem já descartaram o autismo... ele estuda em escola normal acompanha seus amigos igualmente no aprendizado, suas notas são ótimas, ele é obediente e educado. Se me dissessem que seria assim quando ele tinha 3 anos e recebi aquele diagnóstico eu não iria acreditar, uma criança que se isolava, até comigo se comunicava muito pouco, tapava os ouvidos ao ouvir ruidos como foguete e balões e até se escondia embaixo da cama. Ele hoje sabe que tem algo diferente, é extremamente ansioso, desatento e se desconcentra muito facilmente, ainda bate palmas quando está agitado mas faz somente em casa pois sabe que os estranhos desaprovam, fala alto, se isola algumas vezes mas também tenta se aproximar, se esforça manter uma conversa (apesar de ter um vocabulário muito rico ele tem dificuldades em manter uma conversa longa sem atropelar o interlocutor de tanto que acha assunto e as vezes acaba conversando sozinho sem dar chance do outro falar). Continuamos ajudando com estímulos, muita conversa e evitando os medicamentos depois de experiências ruins que tivemos com eles, tenho certeza que meu filho será um homem capaz de viver em sociedade, formar uma família e ser feliz. Passei muitos dias e noites aflita e acabei perdendo uma parte linda de sua infância preocupada em torná-lo normal, achar a cura, o diagnóstico preciso, a certeza. Isso infelizmente ainda não existe, meu filho superou minhas expectativas e as dos profissionais que trabalharam com ele ao longo desses anos. Ajudem seus filhos sim mas acalmem seus corações, o tempo é a resposta para tudo, aproveitem essa fase dos pequenos que ela não volta mais. Desculpem o meu desabafo, hoje eu estou feliz mas sei que é muito frustrante tudo o que vocês estão passando, 2, 3 e até 4 anos e considerado muito cedo para um diagnóstico de autismo, após os 7 ou 8 anos se pode perceber uma melhora muito grande desses sintomas, somente nessa idade é que se pode ter talvez um diagnóstico se não de autismo pelo menos descartá-lo... Boa sorte a todos
06/07/2013 - Comentário feito por ana
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
eu tenho um filho que vai fazer 4 anos e nao fala nada porem tenho observado ele tem alguns dos sintomas ade autismo nao fala ,nao brinca com outras crianaças como o irmao dele ,chora muito sem motivo,e repete mutas açoes como pular e tampar os ouvidos sera q e autimos ?
05/07/2013 - Comentário feito por Paula
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
Boa noite . gostaria de saber se é possível meu filho hoje com 5 anos ; há 2 anos descobrir que é epilético mas com umas características de autismo, ele não fala ,usa fralda ,não interage com as outras crianças, se fica nervoso fica batendo o pé e gritando. Já perguntei ao neurologista dele mas ele não souber me informar; mas pelo que ando lendo meu filho tem muitas característica de uma criança austista com hiperatividade.(ele não para quieto por 10seg no lugar e se não deixo fazer o que quer me bate, morde e puxa meu cabelo)
27/06/2013 - Comentário feito por Renata
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
Dentro do espectro autista, podemos ter algumas variações e todas as crianças com alguma suspeita devem ser avaliadas por um psiquiatra infantil e um neuropsicólogo o mais precoce possível. Ou mesmo, uma equipe multidisciplinar que trabalhe com Transtornos Invasivos do Desenvolvimento. Nunca fechar os olhos para essa possibilidade, pois muitos pais tentam negar e adiam o tratamento. O quanto antes iniciar as intervenções terapêuticas, melhor o prognóstico da criança.
21/06/2013 - Comentário feito por Isabel
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
Olá ? Eu sou professora de uma criança de 3 anos que não fala, pega na mão da gente para mostrar o que quer, não interage com as outras crianças, não se alimenta bem, e quase não toma agua na creche. nos da creche orientamos a mãe a procurar ajuda de profissionais que pudessem ajuda-la. Ela vai começar um tratamento no CAPS de São Paulo. E eles falaram que ainda não podem dar o diagnostico certo. Mas que tem grande chance de ela ser autista. Me solitarizo com todas as mães que estão passando por este drama, mas saiba que Deus esta com todas voces.
21/06/2013 - Comentário feito por alice
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
Ola 
eu também tenho um filho com 3 anos e meio que não fala quase nada já vi 2 neurologistas que me disseram que o meu filho tem muitas características do autismo mas ninguém da soluções o especto físico é normal mas não se consegue exprimir diz apenas algumas algumas coisas. Se alguém conhecer quem me pode ajudar'? agradaço
19/06/2013 - Comentário feito por THAYS
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
oi.. meu filho esta com 3 anos e sete meses. a quatro meses atraz so fala bu ba mama e papa a vo e o vo .. esta a tres meses na fono e progrediu bastante, mas ela suspeita de autismo por ele nao olhar nos olhos e nao reconhecer algumas figuras .. mas comecei uma incanssavel luta com ele com brincadeiras e nao faça nada p ele sem ele me pedir .. mas ele brinca com as crinças da muita gargalhadas se eu faço alguma besteira ele rir. hj ele ate me ajudou a secar a louça .. mas levei ele na neuro e ela disse q ele tem caraceristicas porque eu nao consigo tirar d fralda,ele nao olhou p ela com um olhar fixo e ficou mexendo na porta querendo sair.. e ela disse q ele tem uma aparencia de autismo .. eu tento olhar p ele como autista mas axo muito normal as brincadeiras dele e ele adora crianças . o problema maior e a fala eu queria ver ele se espressar .. agora ele ja esta falando ( oi tio, vem ca mae ; da aqui ,subiu. aviao )essas coisas , mas tudo eu q repio p ele) estou super confusa queria saber se vcs tem alguns testes, p nois maes fazer com eles em casa , pelo menos p descartar ou comprovar algo... bjux e obrigado por mais informaçao..
18/06/2013 - Comentário feito por celiana
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
adorei os comentários: não conhecia os sintomas do autismo,percebi q meu filho era diferente antes de completa 1 ano mas levei ao pediatra, mas me falavam q era sim mesmo q o menino demora mais a falar, q teria q esperar ate os 3 anos de idade. foi depois dessa idade q me indicaram fonoaudiologia. meu filho começo a falar pequenas palavras aos 3 anos e meio mas bem confusas demorou para chamar papai, e mamãe sempre foi quieto batia muito a cabeça na parede não gostava de ter muito contato com amiguinhos. mas a resposta q tive ate hoje q ele é preguiçoso. eu em casa fiz muito trabalhos de figuras muitas coisas em casa junto com a fono e hoje ele tem 9 anos ainda tem problemas de fala. Na escola ele faz um outro estudo pq ele não acompanha os colegas da idade dele. E hoje um pai da escola do meu filho perguntou se ele era autista respondi q não, as vezes me pergunto, o q posso fazer para tirar essa duvida.
12/06/2013 - Comentário feito por Cesar
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
Boa noite meu filho foi diagnosticado com autismo e Imperativo pelo Neurologista, mais só que eu meu filho escuta bem o nome dele não faz gestos repentinos, fala algumas palavras não concretas, se interage com crianças em brincadeiras, não tem fisionomia triste. resumo aparenta ter dificuldade de comunicar com palavras. pois já tem 3 anos. Resocianina não deu alteração nenhuma 
Dr. Existe níveis de autismo ? será que meu filho é realmente Autista? ou só Imperativo? 
Att. Cesar Castro
06/06/2013 - Comentário feito por Bruna
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
Obrigada Carlos Carvalho, seu comentário me ajudou muito, pois se tinha alguma dúvida não tenho mais. Perguntei a pediatra do meu filho sobre o Autismo, pois ele tem 1 ano e 8 meses e fala poucas palavras nunca formou uma frase completa, também quando quer algo ele pega na minha mão e me leva até o objeto ou lugar que quer. A pediatra disse que é normal algumas crianças desenvolvem a fala mais rápido que outras e por isso não podemos comparar uma com as outras, além disso ele nasceu prematuro e ela disse que algumas vezes pode influenciar no desenvolvimento enquanto é um bebê. Fora isso ele não tem nenhum outro sintoma, pois é sociável, adora brincar com crianças da mesma idade e até mais velhas, chora se me ver sair sem ele e quando era bebê só ia no colo de quem já conhecia. 
Espero que, com esse cometário possa ajudar pais e mães com duvidas, assim como o comentário do Carlos Carvalho me ajudou
04/06/2013 - Comentário feito por catia
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
gostei muito do comentário do Carlos Alberto 
me drodrigueseu mais esperança, pois tenho um filho com as mesmas características 
obrigada me ajudou muito.
29/05/2013 - Comentário feito por ana
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
tenho uma filha de 3 anos e 5 meses,ela e meiga nao olha nos olhos, quando contrariada bate com a cabeça ,ela e muito ligada a mim parece que sou a unica pessoa que ela confia; nao fala nenhuma fraze ,apenas algumas palavras repetitivas; nao pede nada verbalmente me pega pela mao e me leva ate o obijeto desejado ! e hiperativa tem comportamentos diferentes das crianças da idade dela ! a minha ideia eo que tento fazer todos os dias e estudar muito o caso pra poder ajudala da melhor forma possivel!
29/05/2013 - Comentário feito por Carlos
Re: Autismo:
Mães, não se desesperem com crianças que ainda não fala aos 2 ou 3 anos. Tenho gemeos (menino e menina). A menina andou e falou aos 9 meses, porem o menino só foi andar depois de 1 ano e falar com 3 anos e meio. Tinhas alguns sintomas descritos como altismo, mas hoje eles têm 7 anos e são dotados de uma inteligencia incrível, sem nenhuma anormalidade mental ou comportamental, porém fazem arte o dia todo, apesar que estudam desde os 3 anos. 
Vale lembrar que a menina sempre fala primeiro que o menino, e que não tem nenhum estudo científico que diga o porquê desse resultado. 
Abraços a todos os pais e mães.
21/05/2013 - Comentário feito por VANIA
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
TENHO UM FILHO DE 1ANO E 3MESES.COM 4 MESES PERCEBI QUE TINHA ALGO ERRADO COM ELE, 
ELE AINDA NÃO ENGATINHA NÃO ANDA ,ELE TEM HIPOTONIA,MAS A NEUROLOGISTA FALOU QUE ELE TEM SINTOMAS DE ALTISMO.FICA FASENDO MOVIMENTOS REPETITIVOS,COMO:BALANÇO DO TRONCO,MOVIMENTA A CABEÇA DE UM LADO PRO OUTRO,AS MÃO.ELE SE AGRIDE BATE NA CABEÇA E NO QUEIXO.MINHA DUVIDA E QUE ELE ATENDE QUANDO EU CHAMO,ELE RI PRA MIM,TAMBEM NÃO FALA NADA SÓ GRITA.SERA QUE É ALTISMO?
14/05/2013 - Comentário feito por ANDREA
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
Adorei o comentário da Lucimar (23/04/13)! Acho que é isso mesmo! 
Existe a suspeita que minha filha (2a, 1mes) seja autista - ela apresenta alguns dos sintomas, em especial atraso na fala. 
Eu estou pronta para entrar nesse mundo e tentar conhecer um pouquinho dele, e tentar levá-la a ter o máximo de oportunidades para conhecer tudo que a rodeia; sem pressas nem estresses... só viver, respirar e amar.
06/05/2013 - Comentário feito por Milla
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
Olá, a filha da minha prima tem 3 anos e 9 meses e não entendemos muito o que ela fala, e quando fala alguma coisa usa a língua do" T". Ela gosta de brincar sozinha e as vezes parece não gostar q alguém pegue seus brinquedos. Um dos sintomas que já vi do autismo é que ela adora desenhar e desenha muito bem. A fono da escolinha dela disse que é normal uma criança da idade dela não falar, mas acho q ela pode ter autismo.
04/05/2013 - Comentário feito por ZENEIDEQUEIROZ
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
ATRASO NA FALA PODE SER TAMBÉM SINTOMAS DA DISLEXIA, QUE JÁ É OUTRO DISTÚRBIO.
23/04/2013 - Comentário feito por Lucimar
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
Autismo não é doença é uma condição diferenciada de aprender, viver e ver o mundo, onde os incomodados com as chamadas diferenças são aqueles que vivem a ilusão de que são normais (padrão). 
Os autistas são inteligentissimos, o que pertuba nas familias são o fato de os mesmos não terem os traquejos sociais do fingir, aceitar, etc. 
São francos, honestos, directos, objetivos e destemido em relação as futilidades sociais que nos que se achamos normais aprendemos a considerar normal mesmo que a gente não concorda. 

Trabalhei três anos e nove mesês com autistas em difrrentes niveis e posso dizer foi um presente que o pai do eu me deu, pois aprendi muito mais do que ensinei.
08/04/2013 - Comentário feito por A.M.S
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
Tenho um filho de 2 anos e 7 meses...há pouco mais de um mes estamos indo a especialistas..a pediatra desconfiou de autismo por seu atraso na fala...fomos ao psiquiatra infantil e relatamos o motivo da consulta...falou que se meu filho nao falar até os 3 anos , ele é autista...assim como tb falou que se ele falar, foi apenas um atraso de fala e o autismo pode ser descartado...meu filho fala pouquíssimo, tb pede o que quer por meio de gestos...frequenta a escola desde 1 ano e 5 meses...não é agressivo, nao faz movimentos repetitivos, nao se isola, me procura quando estou em casa, procura o pai, já viajamos de avião, dormimos em hotel e nunca tive uma observância da escola em relação a seu comportamento. Ele faz acompanhamento com a fono e a adora...li artigos falando que o autismo interfere no raciocínio lógico, mas isso meu filho tem, que qualquer mudança na rotina de ambiente e alimentar não é axeito por eles e isso tb não ocorre com meu filho...agora vamos a dois neuropediatras para segunda e terceira opinião. Muito difícil isso, já até me falaram de um possível autismo de grau leve. Às vezes me sinto perdida.
03/04/2013 - Comentário feito por Anna
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
Uma mãe que descobri que o seu filho e autista e muito dificil,devemos dar apoio a essas mães e se colocar no lugar delas...acredito que muitas tem que ter uma ajuda proficional de apoio...meu filho de três anos estar com suspeita,ja fizemos teste orelinha e o bera e deu normal...uma neurapediatra,falou que ele era autista,mas,os pediatras,a fono e a professora do meu filho de 3 anos,NÂO concordam com o diagnostico.Por isso,vou a mais dois medicos para avaliação,um outro neuropediatra e depois um psiquiatra infantil.O unico erro do meu filho e que ele quase não fala. 
Força para todos as familias que estão passando por esse momento...e Deus nos daram força e dircernimento.
02/04/2013 - Comentário feito por diva
Re: Autismo:
altismo tem cura ; ou pelo menos fica quase normal, pois temos na família um caso e a mãe se recusa a dizer as pessoas porque ela fala que ele vai ficar normal sem que ninquem perceba é que ele esta com 5 anos e seus amigos estao lendo escrevendo pequenas coisa e ele sempre com o olhar perdido até fala mas é repetido do que se manda falar jamais diz algo que acontedera por conta própia
28/02/2013 - Comentário feito por marciano
Re: Autismo:quais são os principais tratamentos para quem não conseguiu ainda um tratamento profissional?
temos um filho com todas as características e ainda não conseguimos um tratamento com especialístas,o que devo fazer a princípio?
01/01/2013 - Comentário feito por Alessa
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
Ola, tenho uma sobriha de 2 anos e meio que apresenta alguns sintomas, vou descrevelá. 
Ela não fala quase nada, e quando chega a falar ninguem entende, e muito carente e gosta de colo, porém a onde vc a colocar ela fica sem fazer nenhuma objeção nem com gestos. Não interage com os priminhos. Quando a colocamos sentada no sofá por exemplo, ela fica balançando o temp todo não para um segundo se quer, so quando a coloco no colo e fico conversando, intertendo ela que ela para. 
vamos levar ela num neurologista para ver o que indica. Estou preocupada.
02/10/2012 - Comentário feito por lindongilson
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
Ola tenho um filho com 3 anos e 2 meses que não fala, alias fala mais não se concegui entender, desde de 1 ano e 8 meses que era cobrado da pediatra, e ela dizia que era normal, a pouco mas de 3 meses foi que ela veio com a conversa de que poderia ser autismo, endicou uma fono, uma pisicologa e uma neuro, ja foi feito todo tipo de exame, e todos deram normal. Quando eu saiu ele chora e quando chego fica alegre, mas quando quer alguma coisa pega na mão e leva ate ela, sera que e autismo ou apenas falta de estimulo da minha parte, pois ele não esta na escola ainda.
25/09/2012 - Comentário feito por Thalita
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
É sempre importante levar os filhos ao médico antes de ficar encontrando sintomas nos próprios. Para uma criança ser considerada autista ela deve ter 4 ou mais sintomas dos citados acima. 
Por mais que todos eles pareçam se encaixar em alguns momentos, é muito importante o acompanhamento de um profissional especializado. 
A internet pode ser usada para o bem e para o mal, antes de "diagnosticar" o seu filho como autista, leve-o ao pediatra e diga a ele as suas dúvidas e preocupações. Ele é a pessoa mais indicada para ajudar! 

Crianças autistas tem os hábitos bastante repetitivos, não aceitam que mudem as suas rotinas entre outras coisas. Um teste para verificar se a criança pode ou não ter essa patologia é pegar um balde e fazer uma sequencia de toques (fáceis por causa da idade), se a criança não repetir o que você fez, pode ser mais um indicativo de que alguma coisa não está como deveria estar. É claro que isso não é conclusivo, pois depende da idade que a criança tem!
20/08/2012 - Comentário feito por Catarina
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
Tenho um filho de 1 ano e sete meses, ele se enquadra em duas observações, não atende quando é solicitado, e pega na mão para levar até onde ele quer pois ele não fala uma palavra. O resto ele brinca muito, vê muitos dvds, sorri demais, adora brincar de carrinho, chora quando eu saio e sorri quando volto. O que me preocupa é que ele não atende, nem olha para o lado, a pediatra me encaminhou para o neuro e otorrino. Me deem uma luz
26/07/2012 - Comentário feito por Marta
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
Olá, tenho um filho de 1 ano e 5 meses, ele praticamente não fala nada, percebo que a comunicação oral é a que falta, pois quando peço que ele pegue a bola, ele identifica e obedeçe. Porem percebo que verbalmente ele é pouco desenvolvido, suas palavras são bu (chupeta), luz, coco (video da galinha pintadinha. Ele n tem comportamento repetitivo, chora muito quando saiu de perto e solicita atenção, agora ele esta indo para escola, há 2 semanas, mas vejo pouca interação com as crianças, ao contrario de quando ele esta naigreja que ve uma criança e sorri. Não apresenta hipersensibilidade auditiva e ouve bem. Há mais ou menos 1 semana percebo que ele tem batido a cabeça no chão, já notei isso 3 vezes isso me preocupa. O que poderia fazer?
09/07/2012 - Comentário feito por Tereza
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
Olá eu estou vivendo um dilema pois meu filho tem 2 anos e tres mese e nao fala nada e finge e nao olha nos olhos que nao escuta, sera que meu filho e autista me ajude por favor, pois tenho rpoblema de ansiedade e nao consigo dormi estou muito aflita . ha parabens pela materia me responda por favor
08/03/2011 - Comentário feito por Sonia
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
Carolina, muitas crianças (principalmente meninos) demoram a falar e comunicam-se apenas com sons, se fazendo compreender pelos mais próximos e interagindo bem com o ambiente. Na idade de seu irmão, 2 anos, ainda não há nenhum motivo para preocupação, a não ser que ele apresente outros sintomas. O fato de as pessoas em geral entenderem o que é "falado" pela criança através dos sons onomatopeicos, colabora também para que a criança retarde o desenvolvimento da fala. E um ambiente que se mostre cheio de ansiedade para que o menino fale, forçando-o, ameaçando-o, também acaba por prejudicar a evolução natural.
19/02/2011 - Comentário feito por Célia
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?

Mto. importante este artigo.parabens p/ divulgação!!!!!!
18/02/2011 - Comentário feito por JANDIARA
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
Fico feliz quando leio um artigo sobre Autismo. Seria muito bom se mais pessoas se interessassem por ler e divulgar estes artigos. Tenho um filho de 08 anos com autismo. Mas ele tem evoluido muito, graças as informações dos artigos sobre Autismo, pois nos ensinam como lidar com nossos filhos. Muito obrigada
17/02/2011 - Comentário feito por Carollina
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
Gostei muito da publicação, e tenho uma dúvida.Tenho um irmão de dois anos que até o presente momento não fala nenhuma palavra,meu pai já o levou até ao fonoaudiologo mas não obteve sucesso,será que ele pode ser autista?

Nenhum comentário: