sábado, 3 de agosto de 2013

ACESSIBILIDADE PARA ALUNOS COM AUTISMO

ASSOCIAÇÃO DE FAMILIARES E AMIGOS DA GENTE AUTISTA 
1

Argemiro de Paula Garcia Filho & Mariene Martins Maciel1

Os transtornos do espectro do autismo compreendem grandes distúrbios da comunicação 
e da socialização. Manifestam-se até os três anos de idade e ocorrem quatro vezes mais 
em meninos do que em meninas. Variam do mais severo ao mais leve comprometimento, 
o que pode confundir o diagnóstico, levando às vezes a um tratamento inadequado. 
Estudos nos Estados Unidos indicam que haveria até um indivíduo com autismo de algum 
grau para cada 88 pessoas. 
Ser autista não é viver em “um mundo próprio” ou se isolar do convívio com as pessoas. 
Significa enfrentar problemas de comunicação que podem ir da impossibilidade de se 
expressar através de palavras até não conseguir acompanhar um diálogo, ainda que seja 
capaz de dissertar longamente sobre um mesmo assunto. Significa, também, encontrar 
dificuldades para se relacionar, que podem ir da incompreensão de regras sociais até 
ficar muito ansioso ao participar de um diálogo. 
Pessoas autistas frequentemente têm problemas com a integração sensorial. Isto quer 
dizer que um sentido pode ficar hiper ou hipoexcitado; podem sentir sons, cores, odores 
ou outros estímulos sensoriais de maneira exagerada. Por exemplo, sussurros podem lhe 
parecer gritos. Do outro lado, as sensações podem ser embotadas, em particular a dor e 
o senso proprioceptivo (a percepção que temos de nosso próprio corpo); nestes casos, 
podem acontecer episódios de autoestimulação e mesmo de autolesão – é como sair do 
dentista com o rosto anestesiado e ficar beliscando-o para senti-lo. 
A dificuldade que uma pessoa autista tem com o proprioceptivo pode fazer com que não 
perceba o próprio funcionamento fisiológico, não entendendo o desconforto causado pela 
fome ou pela necessidade de evacuar, causando cólicas ou falta de controle dos 
esfíncteres. A dificuldade em compreender regras sociais também pode levar a que 
evacue ou urine na roupa. 
É frequente que pessoas autistas tenham dificuldade em acompanhar o discurso de 
outra. O aluno pode se fixar num aspecto da explanação do professor e perder boa parte 
do que foi dito. Isto acontece, em parte, porque pessoas autistas têm o raciocínio visual, 
através de imagens. Por exemplo, ela pode se fixar nas imagens de carrinhos se 
deslocando por uma estrada, em uma aula de Física, e não entenderá o significado da 
explicação do professor. Essa forma de raciocínio visual pode fazer com que uma 
memória seja muito viva, fazendo a pessoa autista rir de suas lembranças ou, mesmo, 
falar em voz alta o que está pensando. Autismo pode vir acompanhado de déficit de 
atenção, que também cria situações desse tipo. 
Desconfortos como dor, náusea, cólica (intestinal ou menstrual), “gastura”, angústia, 
ansiedade, medo, taquicardia, alterações na pressão arterial, frio ou calor podem levar a 
1 Diretores da AFAGA – Associação de Familiares e Amigos da Gente Autista 
e da ABRAÇA – Associação BRasileira para AÇão por direitos das pessoas com Autismo 
argemirogarcia@gmail.com mariene@lognet.com.br
(71)8798-6975 (71)9956-1736 

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