quinta-feira, 14 de março de 2013

Declaração de IR está mais fácil para pessoas com deficiência física




Declaração de IR está mais fácil para 



pessoas com deficiência física






Não é mais necessário preencher uma requisição que comprove a doença.
Na página da Receita Federal tem um campo específico para deficientes.

Do G1 AL, com informações da TV Gazeta
Comente agora
Pessoas com deficiência intelectual e física, ou pacientes com doenças crônicas têm prioridade na restituição do Imposto de Renda. Geralmente o reembolso sai no primeiro lote, mas para isso as pessoas precisavam comprovar a doença.
Foi o que aconteceu com a psicóloga Telma Rodrigues que sofreu uma lesão no nervo ciático e ficou com deficiência física. "No ano passado você tinha que preencher uma requisição para colocar todos os seus dados, inclusive algum documento que comprovasse a deficiência", diz Telma.
Este ano ela não vai precisar mais fazer uma requisição para comprovar a deficiência. A contadora Adriana Dantas explica que, na página da declaração, já existe um ícone específico para destacar a prioridade do contribuinte.

Esse item deve ser marcado por pessoas com deficiência física ou intelectual ou por pessoas com doenças graves, a exemplo de tuberculose ativa, esclerose múltipla, hanseníase, doença de parkinson, neoplasia maligna e síndrome da imunodeficiência adquirida. A prioridade também vale para maiores de 60 anos.
"No primeiro momento não é necessário um documento que comprove a doença, mas a Receita Federal pode pedir a documentação se achar necessário", diz a contadora.
O período de envio da declaração do Imposto de Renda pessoa física 2013 começou vai até o dia 30 de abril.

Nenhum comentário: