quarta-feira, 13 de março de 2013

De muletas, mesatenista amputado é campeão nacional contra atletas sem deficiência



Publicado em 11 de março de 2013 às 09h28 - Atualizado em 00.00.0000 às 12:00
Da reportagem

Todos os presentes no ginásio da AABB, em Brasília, onde aconteceu a Copa Brasil de Tênis de Mesa, aplaudiram a premiação da categoria Absoluto C, neste domingo. O motivo foi, mesmo, digno de palmas. O vencedor, Marcelo Cardim, é amputado, não pode usar próteses e, jogando apoiado na muleta, ficou com o título entre rivais sem deficiência.

“Foi muito boa essa conquista, fiquei feliz por serem jogos difíceis e por conseguir me adaptar. Estou evoluindo e espero ter também algumas conquistas no paraolímpico, nos próximos eventos”.

Cardim é mesatenista da Classe 8, tida como a mais forte do Brasil na categoria, mas deve descer para a Classe 7 quando apresentar seu laudo médico comprovando que não pode mais usar próteses. Mas se o ser humano é capaz de se adaptar a tudo, com ele não foi diferente.

“É engraçado, mas eu acho que joguei até melhor de muleta. Eu uso pino (borracha ao contrário, que inverte o efeito do adversário), aí consigo impedir que o adversário jogue com muito conforto. Deixo o jogo mais lento para mim, do jeito que prefiro”.

O jogador vive em Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo, mas está prestes a se mudar para Bauru, no interior paulista, onde a equipe local vem se fortalecendo, tanto no cenário olímpico, quanto no paraolímpico. Lá, espera desenvolver ainda mais seu jogo para disputar contra seus adversários na Classe. “Preciso também perder um pouco de peso (risos)”.

Mais Classe 8

Outros adversários de Marcelo se destacaram entre os olímpicos. Israel Stroh e Luiz Filipe Manara foram semifinalistas no Absoluto B, outra subdivisão da categoria adulto. Manara foi também campeão da classe 8, enquanto Stroh ficou em terceiro.

VEJA MAIS
CBTM elogia Hugo Hoyama e abre a possibilidade de convidá-lo para ajudar equipe paraolímpica
Luiz Medina vira avô enquanto se prepara para buscar vaga em Mundial e orgulhar o neto

Nenhum comentário: