quinta-feira, 14 de março de 2013

COMO OS PSICÓLOGOS LIDAM COM A EDUCAÇÃO ESPECIAL?

COMO OS PSICÓLOGOS LIDAM COM A EDUCAÇÃO ESPECIAL?

por: Colunista Portal
Falar de educação especial é falar de sociedade
Falar de educação especial é falar de sociedade
Mattos et.al (2010) afirma que atualmente a implantação das políticas de educação especial no que se refere à inclusão tem trazidos novos desafios para a prática profissional do psicólogo no contexto escolar e educacional. Mesmo o processo de avaliação psicológica se reestrutura com este processo, com o objetivo de comprometer o contexto institucional no fornecimento dos sistemas de apoio, resultando, em novas perspectivas da participação do psicólogo na educação de pessoas com deficiência. Os documentos atuais de grande importância sobre a classificação e diagnóstico da deficiência vem englobar este viés sociológico e político. Neste sentido, o foco da intervenção da psicologia sai de maneira progressiva do enfoque clínico para o enfoque social e institucional. 

Vale destacar que a psicologia como ciência e profissão tem muito ainda a contribuir no que diz respeito a estratégias de atenção e atendimento aos alunos com deficiência, nos diferentes níveis de ensino, elaborando ações mais focadas nas instituições escolares e em seus processos interativos, ultrapassando enfoques individualistas e restritos dos modelos médicos de deficiência (OLKIN; PLEDGER, 2003, apud MATTOS et.al 2010 p. 2). 

Na Educação Especial, atualmente compreendida como um modelo de ensino, os profissionais de psicologia contam com um significativo reconhecimento como especialistas no desenvolvimento humano. Contudo é raro encontrar estudos da atuação do psicólogo neste contexto, devido ao fato das Políticas Nacionais de Educação Especial na perspectiva inclusiva serem muito recentes (ANACHE, 2007, apud MATTOS 2010, P. 2). 

Ressalta-se que para contribuir para a atuação dos profissionais de psicologia na educação inclusiva o Conselho Federal de Psicologia (CFP), elaborou uma cartilha com algumas experiências profissionais de modo a direcionar melhor a participação dos psicólogos neste trabalho tão importante. Souza e Anache (2009) enfatizam que apesar de todos os avanços no que diz respeito ao conhecimento científico sobre as possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento das pessoas com deficiência e da criação de leis que estabelecem a educação como um direito, este direito nem sempre é garantido a todos. Desta maneira, os psicólogos estão envolvidos na construção da educação inclusiva e devem contribuir para a sua real efetivação. 

No que se refere ao Sistema de Conselhos, a educação inclusiva tem sido temas de teses em Congressos Nacionais, instância máxima da participação democrática dos psicólogos. Citaremos aqui, alguns encaminhamentos aprovados nos dois últimos Congressos Nacionais de Psicologia, relacionados à educação inclusiva, em que propuseram, que o Sistema de Conselhos de Psicologia deveria (Conselho Federal de Psicologia, 2007 apud Silva e Anache, 2009, p. 14): 
• Incrementar e intensificar os debates da psicologia para a educação inclusiva; 

• Divulgar o trabalho de psicólogos que atuam nesta área; 

• Recomendar e defender a atualização teórico-conceitual, o desenvolvimento de competências e a mobilização intensa dos psicólogos no campo da educação, objetivando uma educação profissional que traga ganhos para a consolidação da proposta da educação inclusiva. 

McNamara (1998, apud Sant’Ana 2010, p. 2) coloca que atualmente no que se refere a atuação do profissional do psicólogo na educação inclusiva ,podemos citar: oferecer suporte aos professores regular e especial através da coleta e busca de dados relacionados às crianças e suas dificuldades; investigar as variáveis que interferem na manutenção do problema; analisar condições ambientais e interpessoais, propor e desenvolver estratégias e planos de intervenção e também avaliar os resultados obtidos. 

Podemos acrescentar ainda o fornecimento de apoio aos programas de transição dos alunos com deficiência, a assessoria aos professores e administradores escolares; de modo a colaborar com sugestões para melhoras de currículos e programas de instrução tendo em vista a organização dos conteúdos e de padrões de desempenho, assim como o favorecimento na relação entre família e escola através de uma comunicação mais próxima com a comunidade, pais e alunos (Ysseldyke e Geenen, 1996; Witter, 2002 apud Sant’Ana 2010, p. 2 ). 
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Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 900 cursos online com certificado 
http://www.portaleducacao.com.br/medicina/artigos/37932/como-os-psicologos-lidam-com-a-educacao-especial#ixzz2NWcX6lgV

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