Wanya Leite - Vila Isabel /RJ
Mãe de Yago, 11 anos que está autista e de Vinícius, 9 anos que tem dislexia.
Fundadora do GBPAA - Grupo Bate Papo Amigos de Autistas e AAPA - Associação de Apoio a Pessoa Autista.
Ex Presidente e atual conselheira no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Nova Iguaçu - COMUDE
"A inclusão escolar começa na alma do professor, contagia seus sonhos e amplia seus ideais. A utopia pode ter muitos defeitos, mas pelo menos, uma virtude tem: ela nos faz caminhar."
Eugênio Cunha - Autismo e Inclusão - Psicopedagogia e práticas educativas na escola e na família.
Assunto: [educautismo] CURSO video on line 40hrs
Universo Autista
30/03/13
Conteúdo:
Modúlo 1
Inclusão Escolar de Crianças com Autismo
• Desenvolvimento de um Plano Educacional Individualizado
• Avaliação
• Produção de material adaptado
• Execução do plano
• Verificação constante do aluno e do plano
• Como lidar com problemas de comportamento na escola
• Permanecer em sala de aula
• Birras e comportamentos disruptivos
• Atividades em grupo
Construção de Pré-Requisitos para o Comportamento Verbal
• Quais são os pré-requisitos para o Comportamento Verbal;
• Como aplicar os programas básicos iniciais
• Tentativa Discreta (teoria e treino prático).
• Registro e Avaliação do desempenho do estudante.
Comportamento Verbal Inicial
• Definição de Comportamento Verbal;
• Os Diferentes operantes verbais
• Repertório de Falante e Ouvinte.
• Ensinando os primeiros operantes verbais;
• Estratégias lúdicas para ensinar Comportamento Verbal.
Comportamento Verbal Integrado
• Integrando os Repertórios de Falante e Ouvinte;
• Tornando o Comportamento Verbal flexível
• Sistema de Matriz.
• Ensinando preposições.
Módulo 2
Adequação de comportamentos-problema, Atividades da vida
diária e Estratégias de ensino da linguagem para crianças no
espectro autista e desordens correlatas.
Conteúdo:
Conceitos Básicos:
*O que é comportamento
*O problema de dar atenção ao comportamento inadequado
*Como o ambiente controla o comportamento
Comportamentos-Problema:
*Existe comportamento doente?
*O que são comportamentos-problema
*Formas de analisar comportamento-problema
*Lidando com comportamentos mantidos por atenção
*Uso de estratégias de ensino de linguagem alternativa
*Lidando com comportamentos de fugir de tarefas
*Lidando com comportamentos de auto-estimulação
*Lidando com problemas de alimentação
Atividades de Vida Diária :
*Criando uma rotina
*Histórias sociais como recurso para ensinar rotinas
*Divisão das tarefas em pequenos passos
*Ensinando os passos de trás para frente
*Banho, escovar os dentes, vestir-se
*Treino de toalete
Módulo 3
Reforçador - garantindo a motivação da criança
Modelagem - ensino gradual
Esquemas de Reforçamento
Controle de Estímulos - apresentando ensino corretamente
PRINCÍPIOS DE ENSINO
Uma nova forma de encarar o ensino
Descrição dos princípios de ensino
Protocolo de correção de erros
TENTATIVA DISCRETA
O que é –
Os 3 componentes da tentativa discreta
Passos detalhados do ensino em tentativa discreta
Exemplos de tarefas de ensino
Técnicas de Registro e Tabulação de dados
TREINO PRÁTICO DE TENTATIVA DISCRETA
Aplicando ensino
Resolvendo problemas durante o ensino
PARA ADQUIRIR CLIQUE NO LINK ABAIXO:
http://www.universoautista.com.br/autismo/modules/shop/product_info.php?products_id=216
Ministrado pelo doutorando da USP
Inclusão Escolar de Crianças com Autismo
• Desenvolvimento de um Plano Educacional Individualizado
• Avaliação
• Produção de material adaptado
• Execução do plano
• Verificação constante do aluno e do plano
• Como lidar com problemas de comportamento na escola
• Permanecer em sala de aula
• Birras e comportamentos disruptivos
• Atividades em grupo
Construção de Pré-Requisitos para o Comportamento Verbal
• Quais são os pré-requisitos para o Comportamento Verbal;
• Como aplicar os programas básicos iniciais
• Tentativa Discreta (teoria e treino prático).
• Registro e Avaliação do desempenho do estudante.
Comportamento Verbal Inicial
• Definição de Comportamento Verbal;
• Os Diferentes operantes verbais
• Repertório de Falante e Ouvinte.
• Ensinando os primeiros operantes verbais;
• Estratégias lúdicas para ensinar Comportamento Verbal.
Comportamento Verbal Integrado
• Integrando os Repertórios de Falante e Ouvinte;
• Tornando o Comportamento Verbal flexível
• Sistema de Matriz.
• Ensinando preposições.
Módulo 2
Adequação de comportamentos-problema, Atividades da vida
diária e Estratégias de ensino da linguagem para crianças no
espectro autista e desordens correlatas.
Conteúdo:
Conceitos Básicos:
*O que é comportamento
*O problema de dar atenção ao comportamento inadequado
*Como o ambiente controla o comportamento
Comportamentos-Problema:
*Existe comportamento doente?
*O que são comportamentos-problema
*Formas de analisar comportamento-problema
*Lidando com comportamentos mantidos por atenção
*Uso de estratégias de ensino de linguagem alternativa
*Lidando com comportamentos de fugir de tarefas
*Lidando com comportamentos de auto-estimulação
*Lidando com problemas de alimentação
Atividades de Vida Diária :
*Criando uma rotina
*Histórias sociais como recurso para ensinar rotinas
*Divisão das tarefas em pequenos passos
*Ensinando os passos de trás para frente
*Banho, escovar os dentes, vestir-se
*Treino de toalete
Módulo 3
Reforçador - garantindo a motivação da criança
Modelagem - ensino gradual
Esquemas de Reforçamento
Controle de Estímulos - apresentando ensino corretamente
PRINCÍPIOS DE ENSINO
Uma nova forma de encarar o ensino
Descrição dos princípios de ensino
Protocolo de correção de erros
TENTATIVA DISCRETA
O que é –
Os 3 componentes da tentativa discreta
Passos detalhados do ensino em tentativa discreta
Exemplos de tarefas de ensino
Técnicas de Registro e Tabulação de dados
TREINO PRÁTICO DE TENTATIVA DISCRETA
Aplicando ensino
Resolvendo problemas durante o ensino
PARA ADQUIRIR CLIQUE NO LINK ABAIXO:
http://www.universoautista.com.br/autismo/modules/shop/product_info.php?products_id=216
Ministrado pelo doutorando da USP
Robson Brino
Psicólogo comportamental
Terapeuta ABA
Herika Camargo
Enviado via iPhone
Nenhum comentário:
Postar um comentário