sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Natação para quem tem "problemas de coluna" - Blog Dentro D′agua

Natação para quem tem "problemas de coluna" - Blog Dentro D′agua

06/04/2010 • Saúde • 1261 visita(s)
Natação para quem tem "problemas de coluna"

Quem trabalha com Natação vai certamente se deparar várias vezes com a situação de receber um aluno em tratamento (clínico ou fisioterápico) de dores ou problemas nas costas, cujo médico recomendou que ele nadasse. O número de pessoas que sofrem deste mal é, de fato, enorme e os médicos ADORAM mandar que eles nadem, e o fazem muitas vezes sem qualquer orientação complementar.

A razão disso é óbvia: a Natação é uma Atividade Física com bom gasto calórico (o que pode induzir uma perda de peso sempre benéfica) e feita na horizontal e sob a influência das forças do empuxo, o que alivia sobremaneira as estruturas comprometidas, propiciando ganho de resistência e fortalecimento muscular importantes no tratamento.

Mas não é preciso nem dizer que DOR NAS COSTAS ou DESVIO NA COLUNA são termos exageradamente genéricos e as causas podem ser as mais diversas, então há que se ter muito cuidado. Cada caso será sempre um caso.

Primeiramente, um encaminhamento médico por escrito é sempre muito recomendável. Na hora de colocar as coisas no papel o médico não só se responsabiliza parcialmente pelo encaminhamento, mas em muitos casos declina dicas muito preciosas sobre o trabalho a ser feito. Ele muitas vezes coloca restrições que devem ser obedecidas durante as aulas: impactos, torções, solicitações exageradas, etc.



Nenhum comentário: