quarta-feira, 24 de novembro de 2010

www.topblog.com.br/2010/index.php?pg=MostraBlog&url=serlesado.blogspot.com

www.topblog.com.br/2010/index.php?pg=MostraBlog&url=serlesado.blogspot.com


Lesão Medular - Aprendendo a conviver




Quem se desespera se deparar com uma lesão medular? Apesar de deixar seqüelas, muitas vezes definitivas e irreversíveis, não se trata de um assunto corriqueiro e poucas pessoas tem acesso ao universo de quem porta lesão medular. A distância das informações e dos fatos faz com que a discriminação em relação a quem possui deficiência, em virtude de lesão na medula, seja acentuada.
A lesão medular, dependendo do local atingido, pode levar à perda parcial ou total do movimento de determinados membros e órgãos do corpo, caracterizando a paraplegia (imobilidade da cintura para baixo) ou tetraplegia (paralisia de braços e pernas).
O que é medula espinhal?
É a linha de nervos que parte do cérebro e desce pela coluna vertebral. Os nervos saem da medula e dirigem-se para todas as partes do corpo. Os movimentos e as sensações são controlados pelas mensagens que vão e voltam do e para o cérebro, através da medula espinhal. Quando a medula é danificada, os movimentos e sensações corporais abaixo do nível da lesão são perdidos ou reduzidos.completa ou incompleta.

Nenhum comentário: