quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Trabalho da Andef conquista prêmio na categoria "Treinamento em Esporte Paraolímpico"

Trabalho da Andef conquista prêmio na categoria "Treinamento em Esporte Paraolímpico"

Trabalho da Andef conquista prêmio na categoria "Treinamento em Esporte Paraolímpico"

Profissionais da Andef conquistam primeiro lugar na categoria "treinamento em esporte paraolímpico"

Por Gustavo Carvalho (gustavo@andef.org.br)

O trabalho dos profissionais da Andef "Associações Funcionais ao desempenho em dois nadadores paraolímpicos submetidos a um programa de treinamento periodizado: um estudo de caso", de autoria do professor Cristiano Cerqueira, o psicólogo Erick Conde e fisioterapeuta Leandro Silveira, foi o vencedor do prêmio de destaque científico do 1º Congresso Paraolímpico Brasileiro, que aconteceu entre os dias 17 e 20 de novembro, em Campinas (SP).

Para o professor e treinador da equipe de natação paraolímpica da Andef, o prêmio significa o reconhecimento do investimento em ciência do esporte. "Estou muito feliz com esse resultado, pois isso mostra que o Núcleo de Ciência e Tecnologia Paraolímpica (NCTP) e a ANDEF estão no caminho certo", afirmou. O trabalho será publicada na Revista SOBAMA.

Profissionais da Andef durante o I Congresso Paraolímpico

Pela primeira vez no Brasil, o I Congresso Paraolímpico Brasileiro teve por objetivo aproximar a universidade e a pesquisa científica dos profissionais que desenvolvem o esporte no Brasil. Foram dois dias de cursos e discussões com profissionais nacionais e internacionais especializados em Esporte Paraolímpico. Entre os temas que serão abordados estão a formação de recursos humanos para o Esporte Paraolímpico, classificação funcional e treinamento e avaliação em Esporte Paraolímpico.

Dos 60 trabalhos que tiveram a inscrição aceita pela organização do Congresso para serem expostos durente o evento, quatro elaborados por profissionais da Andef foram aceitos para a Sessão de Poster. São eles:

- Natação paraolímpica: "Associações Funcionais ao desempenho em dois nadadores paraolímpicos submetidos a um programa de treinamento periodizado: um estudo de caso", de autoria do professor Cristiano Cerqueira, o psicólogo Erick Conde e fisioterapeuta Leandro Silveira;

- Futebol de Sete para Paralisados Cerebrais: "Avaliação sensoriomotora de jogadores de futebol com paralisia cerebral", de autoria dos professores Cristiano Cerqueira e Rodrigo Mesquita, o psicólogo Erick Conde e fisioterapeuta Leandro Silveira;

- Natação Paraolímpica: "Tempo de reação na saída do bloco: um estudo de caso com nadadores paraolímpico", e autoria do professor Cristiano Cerqueira, o psicólogo Erick Conde e fisioterapeuta Leandro Silveira;

- Esporte Paraolímpico: "Paraolímpicos: Uma análise retrospectiva de 2005 até 2009", de Daniel Joppert, Renata Lessa, Thiago Nunes, Victor Hugo Bastos e Marco Orsini.

Outras informações nos sites: www.cpb.org.br ouwww.fef.unicamp.br

Nenhum comentário: