Trabalho da Andef conquista prêmio na categoria "Treinamento em Esporte Paraolímpico"
Por Gustavo Carvalho (gustavo@andef.org.br)
O trabalho dos profissionais da Andef "Associações Funcionais ao desempenho em dois nadadores paraolímpicos submetidos a um programa de treinamento periodizado: um estudo de caso", de autoria do professor Cristiano Cerqueira, o psicólogo Erick Conde e fisioterapeuta Leandro Silveira, foi o vencedor do prêmio de destaque científico do 1º Congresso Paraolímpico Brasileiro, que aconteceu entre os dias 17 e 20 de novembro, em Campinas (SP).
Para o professor e treinador da equipe de natação paraolímpica da Andef, o prêmio significa o reconhecimento do investimento em ciência do esporte. "Estou muito feliz com esse resultado, pois isso mostra que o Núcleo de Ciência e Tecnologia Paraolímpica (NCTP) e a ANDEF estão no caminho certo", afirmou. O trabalho será publicada na Revista SOBAMA.
Pela primeira vez no Brasil, o I Congresso Paraolímpico Brasileiro teve por objetivo aproximar a universidade e a pesquisa científica dos profissionais que desenvolvem o esporte no Brasil. Foram dois dias de cursos e discussões com profissionais nacionais e internacionais especializados em Esporte Paraolímpico. Entre os temas que serão abordados estão a formação de recursos humanos para o Esporte Paraolímpico, classificação funcional e treinamento e avaliação em Esporte Paraolímpico.
Dos 60 trabalhos que tiveram a inscrição aceita pela organização do Congresso para serem expostos durente o evento, quatro elaborados por profissionais da Andef foram aceitos para a Sessão de Poster. São eles:
- Natação paraolímpica: "Associações Funcionais ao desempenho em dois nadadores paraolímpicos submetidos a um programa de treinamento periodizado: um estudo de caso", de autoria do professor Cristiano Cerqueira, o psicólogo Erick Conde e fisioterapeuta Leandro Silveira;
- Futebol de Sete para Paralisados Cerebrais: "Avaliação sensoriomotora de jogadores de futebol com paralisia cerebral", de autoria dos professores Cristiano Cerqueira e Rodrigo Mesquita, o psicólogo Erick Conde e fisioterapeuta Leandro Silveira;
- Natação Paraolímpica: "Tempo de reação na saída do bloco: um estudo de caso com nadadores paraolímpico", e autoria do professor Cristiano Cerqueira, o psicólogo Erick Conde e fisioterapeuta Leandro Silveira;
- Esporte Paraolímpico: "Paraolímpicos: Uma análise retrospectiva de 2005 até 2009", de Daniel Joppert, Renata Lessa, Thiago Nunes, Victor Hugo Bastos e Marco Orsini.
Outras informações nos sites: www.cpb.org.br ouwww.fef.unicamp.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário