quinta-feira, 4 de novembro de 2010

“Eu tenho orgulho de ser professor” - Educação - iG

“Eu tenho orgulho de ser professor” - Educação - iG


Mais de 60 anos na sala de aula
A história de Francisca Maria Mendes Marques é rara. Aos 81 anos, continua exercendo a profissão que adquiriu aos 17. Não quer deixar de ser professora de jeito nenhum. Pelo menos, enquanto a saúde deixar. “Eu estou bem, graças a Deus. Se ele deixar, ainda fico aqui muito tempo. E se me demitirem, venho dar aulas de graça”, brinca entre gargalhadas.

Foto: Arquivo Pessoal
Francisca Marques (centro) inspirou as irmãs a se tornarem professoras. Aos 81 anos, ela não quer parar de ensinar
Filha de imigrantes italianos, Francisca se mudou de Itapira para Araras (ambas no interior de São Paulo) aos nove anos. Nunca conheceu o pai, que morreu em um acidente antes de seu nascimento. A mãe, doméstica, tinha pouco tempo para ela. Criada pelo avô, que era professor, aprendeu cedo o gosto pelas letras e o valor da educação. De família pobre, foi ela quem iniciou a transformação social e financeira na família.
Com bom humor, ela lembra dos primeiros alunos, adultos que alfabetizava em uma escola rural. Francisca tinha então 17 anos. “Dei aulas em grupo escolar, ensino fundamental, ensino médio e agora na faculdade. Desde criança, queria ser professora. Fiz o magistério com a ajuda de muita gente. E sei que ajudei muita gente depois também”, conta orgulhosa.
Nas memórias de Francisca, há uma coleção de histórias de transformação. Depois de quase 60 anos dando aulas em Araras, muitas gerações passaram pelas salas em que ela lecionou. Quando encontra um ex-aluno bem sucedido na rua, sente-se realizada. “Não é muito legal? Tenho alunos de cabelos brancos por aí. Eles me encontram e comemoram. Tem melhor pagamento?”, pergunta.
Incansável, Francisca cursou letras, ciências sociais, pedagogia. Em 2000, fez mestrado em história, junto com a filha caçula. Agora, decidiu encarar outro desafio: está cursando direito no turno da manhã, decisão tomada após a perda de um filho. Ela ainda coordena o colégio técnico mantido pelo Centro Universitário de Araras, mesma instituição em que coordena as atividades de estágio das licenciaturas entre 14h e 22h30.

Nenhum comentário: