quinta-feira, 4 de novembro de 2010

ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DO ENADE NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ANO DE 2004: REFLEXÃO E MELHORIAS.

www.pucpr.br/eventos/educere/educere2006/anaisEvento/docs/CI-025-TC.pdf






Resumo
Os objetivos do presente artigo são esclarecer o Sistema Nacional de Avaliação Superior (SINAES)
e discutir as aplicações do instrumento de avaliação indicados pelo Exame Nacional de Cursos
(ENADE) com uma visão generalizada de seus métodos, a forma de execução e a função do
ENADE como ferramenta de avaliação nas Instituições de Ensino Superior e suas implicâncias em
seus resultados.

 O presente artigo também sugere melhorias referente ao instrumento de avaliação
do ENADE nos cursos de Educação Física na cidade de Curitiba, local onde foram encontradas
pelos avaliados questões em que haviam mais de uma resposta correta na prova proposta, perguntas
com respostas dispostas de forma confusa levando o avaliado ao erro ou não mensuravam os
conhecimentos adquiridos na fase de graduação em que qualquer pessoa com um conhecimento
mais apurado de determinados esportes, responderia facilmente a questão formulada pelo ENADE.


Os dados tomados por referência foram os resultados obtidos na aplicação do ENADE no ano de
2004 na cidade de Curitiba.

Após a análise e discussão de algumas questões que foram aplicadas, a
colocação de propostas para melhorias desse processo de avaliação e possíveis falhas cometidas
pelas instituições de ensino no decorrer do curso de graduação onde se consistem as questões de
planejamento pedagógico e ênfases de conteúdos durante a graduação de seus alunos, confrontamos
as propostas desenvolvidas neste artigo com a opinião de alguns autores em relação a eficiência da
avaliação e aplicação dos resultados coletados propostos pela ferramenta denominada ENADE.

Palavras-Chave - ENADE, auto-avaliação, sistema de avaliação, ferramentas de avaliação e
Projeto Pedagógico Institucional.



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