terça-feira, 21 de maio de 2013

A INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM ESCOLA INCLUSIVA: um estudo de caso

http://slt.ifsp.edu.br/portal/images/stories/socio/socio/NAPNE/publicacoes-educ-especial/cp128607.pdf


Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade Federal do Piauí como pré-requisito para obtenção do título de Mestre em
Educação, sob orientação da Profª. Drª. Ana Valéria Marques Fortes Lustosa.
Linha de pesquisa: Educação, movimentos sociais e políticas públicas.


RESUMO
A inclusão dos alunos com deficiência no ensino regular é uma realidade que tem como 
parâmetros pressupostos legais e humanos, ou seja, é uma questão de direito e de respeito à 
diversidade. No entanto, como a prática de atender à diversidade exige dos gestores e 
educadores escolares conhecimento acerca dos processos de desenvolvimento humano, 
principalmente quando tratamos dos alunos com deficiência intelectual, há uma necessidade 
de estudos e pesquisas na área, de modo a compreender como esses educandos estão sendo 
acompanhados nas escolas regulares. Nesse sentido, considera-se que, no processo de 
inclusão, a melhor forma de conseguir o desenvolvimento do ensino e, conseqüentemente, da 
aprendizagem é através da relação com o outro, ou seja, da interação. A partir dessa 
compreensão, surgiu o interesse em realizar esta pesquisa, que teve por objetivo investigar a 
interação entre professor e aluno com deficiência intelectual em escola inclusiva, verificando 
em que medida essa interação contribui para a inclusão desse aluno. Optou-se pela abordagem 
qualitativa, especificamente pelo estudo de caso, sendo os sujeitos desta pesquisa duas 
professoras e três alunos com deficiência intelectual. Como instrumentos de coleta de dados 
foram utilizados uma ficha de caracterização dos alunos partícipes da pesquisa, entrevista 
semi-estruturada com os professores e observação não-participante. A análise dos dados foi 
feita a partir da análise de conteúdo de Bardin (1994) e do sistema de tabulação de freqüência 
das ações, de Silva e Aranha (2005). Como referencial teórico, os seguintes autores deram 
subsídios à pesquisa: Beyer (1996, 2005), Coll (2000), Cardoso (2003), Fierro (1950), 
Mantoan (2000, 2003, 2004, 2006), Mazzotta (2005), Piaget (1976 ,1985), Pessotti (1984), 
Prioste, Raiça e Machado (1999), Palácios (1995) Silva e Aranha(2005), Solé e Coll (1995), 
Sassaki (2005, 2007),Vygotsky (1998, 2004),dentre outros. Os resultados do estudo 
demonstram que os professores acreditam que a inclusão constitui-se em direito e que deve 
ser operacionalizada pelas escolas, destacando a importância da formação dos professores. 
Compreendem também que a interação entre professor e aluno com deficiência intelectual é 
fator fundamental nesse processo. No entanto, foi observado que, embora tenha ocorrido uma 
quantidade razoável de interações, o tempo dessas interações ainda é muito reduzido, e, 
conforme os estudos de autores na área, a exemplo de Vygotsky (1998), faz-se necessário 
considerar não só a quantidade das interações, mas a qualidade das mesmas, tendo em vista 
que os alunos com deficiência intelectual precisam de um apoio mais direcionado, pois 9
apresentam dificuldades em acionar seus próprios recursos cognitivos, quando comparados 
com os educandos da sua mesma faixa etária. Assim, acredita-se que redimensionar essas 
interações, no sentido de alcançar a melhor participação desses alunos nas atividades 
propostas, constitui fator essencial para a inclusão dos educandos, especialmente daqueles 
com deficiência intelectual. 
PALAVRAS-CHAVE: Deficiente intelectual. Interação. Inclusão.

Nenhum comentário: