quinta-feira, 10 de outubro de 2013

VI CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM NEUROEDUCAÇÃO

VI CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM NEUROEDUCAÇÃO

REALIZAÇÃO:
Organização Ciências e Cognição (OCC) e Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN), Sala G0-015, Bloco G, Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), Centro de Ciências da Saúde (CCS), Av. Carlos Chagas Filho, 373, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, CEP 21.941-902, RJ.
LOCAL DE REALIZAÇÃO DO CURSO:
Auditório Hertha Meyer - Sala G1-022, Bloco G, IBCCF, CCS, Av. Carlos Chagas Filho, 373, UFRJ, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, CEP 21.941-902, RJ.
 
PERÍODO DO CURSO:
27 a 31/01/2014 - das 08:00 às 17:00 (manhã e tarde).


OBJETIVOS:
Este curso tem por objetivo a formação continuada e complementação acadêmica dos participantes, na área de neuroeducação, contribuindo para a difusão do conhecimento desenvolvido no meio acadêmico-científico, preferencialmente, entre os profissionais da educação básica e de áreas relacionadas (agentes mediadores do processo ensino-aprendizagem). Visa, ainda, a promoção de uma maior comunicação entre os profissionais do ensino básico com pesquisadores.
PÚBLICO ALVO:
Preferencial para profissionais da rede pública e privada de ensino básico do estado do Rio de Janeiro, mas destinado a todos os profissionais vinculados direta ou indiretamente ao processo ensino-aprendizagem em todo o Brasil.
PROCESSO SELETIVO:
1 PRIMEIRA ETAPA:
1.1 Pré-inscrições de 29/09/2013 a 30/11/2013, através do site www.cienciasecognicao.org , no link CURSOS:
Ficha de Inscrição devidamente preenchida (disponível em: http://goo.gl/1XznDD)
1.2 Critérios adotados para a seleção dos pré-inscritos:
A pontuação para o processo de seleção levará em conta, dentre outros os seguintes critérios (também adotados nesta ordem para desempate):
- Aplicabilidade do conteúdo do curso na atuação profissional (analise realizada através da carta de interesse enviada pelo candidato).
- Tempo de atuação na educação básica ou área relacionada (no caso de profissional liberal, especificar ou comprovar em documento anexo).
- Prioridade para servidor público.
- Potencial de multiplicação do conhecimento adquirido.

1.3 Divulgação do resultado (a partir de 13/12/2013) no site http://www.cienciasecognicao.org. Serão convocados para a realização do curso os 40 primeiros classificados.
 
2 SEGUNDA ETAPA
2.1 Confirmação da inscrição:
Após a divulgação do resultado no site, os 40 (quarenta) primeiros candidatos deverão efetuar o pagamento da Taxa de Inscrição que será feito entre os dias 16 e 20/12/2013, através do serviço online (PagSeguro ou MercadoPago) a ser informado na página da divulgação. A forma de pagamento poderá ser: pela geração de boleto bancários (taxa adicional de R$1,00), débito bancário ou cartão de crédito.
O não pagamento da Taxa de Inscrição no período acima importará na liberação imediata da vaga para a próxima pessoa na Lista de Espera e eliminação do candidato para essa edição do curso, podendo o mesmo concorrer a edições futuras.
2.2 No primeiro dia de aula, o aluno deverá apresentar cópia dos seguintes documentos em envelope com nome completo:
- Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
- Cópia da Comprovação de Vínculo com a Educação Básica (declaração da escola/instituição de ensino ou educação, ou cópia do último contra cheque ou ato de investidura), quando se aplicar.
- Cópia do Documento de Identidade (RG).
- Cópia do CPF.
- Comprovante de Escolaridade.
- Foto 3×4.

OBS: A EMISSÃO DE CERTIFICADOS ESTARÁ CONDICIONADA À ENTREGA DE TODOS OS DOCUMENTOS DESCRITOS ACIMA E À FREQUÊNCIA IGUAL OU SUPERIOR A 75% DAS AULAS.
2.3 Convocação da Lista de Espera (a partir de 13/01/2014):
Uma lista de espera será divulgada no site http://www.cienciasecognicao.org e caso haja desistência de algum candidato inicialmente convocado, será feita a divulgação e convocação, no site e por e-mail, dos candidatos presentes nesta lista.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Caminhos da Neuroeducação.
O que é neuroeducação e como as neurociências podem contribuir para a educação? Quais possíveis áreas de atuação dentro da neuroeducação? Como a neuroeducação pode contribuir no cotidiano escolar? Mitos, verdades e oportunismos.
Desenvolvimento do Sistema Nervoso e Períodos Críticos.
Desenvolvimento das principais estruturas do sistema nervoso (caracterização anatomo-funcional). Relação entre fases do desenvolvimento neural com as fases de desenvolvimento propostas por teóricos da educação, assim como a reflexão da justificativa de organização do conteúdo escolar. Existem períodos críticos e janelas de oportunidades? Formação e modelagem de esquemas cognitivos e sua relação com desenvolvimento e idade do aprendiz.
Corporeidade: Sensações e Movimento.
Importância dos órgãos sensoriais como detectores de informação ambiental. Percepção, planejamento e execução das respostas. Diferentes tipos de percepções, imaginação, criatividade e interpretação dentro do contexto escolar e como estes fenômenos interferem no processo ensino-aprendizagem. Integração sensório-motora e o processamento de informações pelo sistema nervoso. Os movimentos e a exteriorização de comportamentos.
Aprendizagem, Atenção e Memória.
Relação entre os processos de aprendizagem, atenção e memória. Aprender “o que”, “como” e “para que”? Atenção, motivação e a aprendizagem. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)  e a atenção sustentada. Principais processos de formação de memória dentro do contexto escolar. Importância do esquecer para aprender. Métodos de memorização e aprendizagem mecânica. Aprendizagem de modo significativo.
Cognição: Inteligências, Raciocínio e Linguagem.
Raciocínio, habilidades e inteligências. Conhecimento e cognição. Linguagem: aquisição e uso. Características da linguagem, narrativa e cognição.
Distúrbios de Aprendizagem.
Identificação e características morfofuncionais dos principais distúrbios encontrados no ambiente escolar: dislexia, TDAH, etc.
Sono, Ritmos Biológicos e Aproveitamento Escolar.
Ritmos biológicos e o funcionamento do organismo. Características do sono e sua importância para o rendimento físico e mental. Rendimento cognitivo/físico e os ritmos escolares. Tipos e características dos dormidores. Organização dos turnos escolares e os ritmos biológicos.
Aulas Práticas Demonstrativas.
Relatos de experiências e atividades desenvolvidas em sala da aula no ensino básico.

INVESTIMENTO:                                                                        
Taxa de Inscrição (Material e certificado):
- R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) – não associados.
- R$ 135,00 (cento e trinta e cinco reais) para associados de Ciências e Cognição (a condição de associado deverá ser informada no ato da inscrição e será verificada com o número de registro).

CRONOGRAMA
VI CFCN
Período de Pré-Inscrição
29/09/2013 a 30/11/2013
Divulgação da Lista de Selecionados
13/12/2013
Confirmação de Inscrição
16 a 20/12/2013
Divulgação da Lista de Espera
13/01/2014
Confirmação de Inscrição dos Candidatos da Lista de Espera
13 a 17/01/2014
Realização do VI CFCN
27 a 31/01/2014
ORGANIZAÇÃO GERAL:
Prof. Dr. Alfred Sholl-Franco, OCC e UFRJ.
Profa. Talita da Silva de Assis, OCC e Secretaria de Estado de Educação - Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ).

CONTATOS:
Tel.: +55-21-82431747.
Tel.: +55-21-87430444.
E-mailcfcn@cienciasecognicao.org.
Webpagehttp://www.cienciasecognicao.org.
Skype: CeC-NuDCEN Curso de Neuroeducação 

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