com deficiência física/sensorial
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Resumo
O presente estudo surge a partir da escassez de estudos que tratam da formação e conhecimento do treinador pessoal diante da deficiência físico/sensorial. O estudo pretende problematizar as perspectivas sobre a formação e os conhecimentos do treinador pessoal para atuar com deficientes físico/sensoriais. O estudo discute e apresenta os fundamentos da prática desenvolvida do treinador pessoal, bem como apresenta perspectivas de ação profissional e de ajuda do treinador pessoal para pessoas com deficiência físico/sensorial.
Unitermos: Treinador pessoal. Pessoa com deficiência física/sensorial. Educação Física. Formação do professor.
Formação profissional em Educação Física
Neste estudo pretendemos abordar o tema da formação profissional e conhecimento em educação física, principalmente na especialização do profissional como treinador pessoal para atuar com deficientes físico/sensoriais. Faz-se necessário abordar inicialmente as questões referentes à identidade da educação física em uma descrição histórica na sua relação com o conhecimento, até chegarmos às mudanças de mercado que fizeram surgir o treinador pessoal e seu trabalho com deficientes físico/sensoriais.
Percebemos como necessárias algumas indagações pertinentes ao tema. Iniciamos com o termo do treinador pessoal que tradicionalmente esteve ligado à ideia de saúde e de corpos saudáveis, bem como à comunidade elitista e de poder econômico para essa finalidade. Assim indagamos: como o histórico de formação profissional da área da educação física se distanciou da temática das necessidades especiais? Como é possível pensar na prática profissional do treinador pessoal da educação física para deficientes físicos/sensoriais quando historicamente a educação física atuou com as pessoas saudáveis? O que a literatura da área da educação física e do treinamento pessoal aborda sobre o tema da atuação profissional com a deficiência? Que perspectivas profissionais são possíveis na área do treinamento pessoal para pessoas com deficiência física/sensoriais?
A partir dos questionamentos realizados podemos iniciar com alguns aspectos teóricos que abordam o histórico da formação profissional da educação física e sua relação com o conhecimento que desenvolve na formação inicial dessa área.
Assim, a identidade da educação física até a década de sessenta era marcada por uma vertente pedagógica, uma visão desenvolvimentista, cujos profissionais envolvidos buscavam a aplicação de métodos didáticos sustentados por uma política educacional, que no plano cultural, buscava a formação do homem em uma concepção filosófica de sociedade (BRACHT, 2003).
É difícil tratar do surgimento da educação física, mas é possível investigar as concepções da educação física como área do conhecimento. Ressaltamos que a influência das ciências biológicas na educação física se fortalece nas décadas de setenta e oitenta com o aumento da prática do esporte pela população, não somente como prática social, mas a partir de uma ordem política/militar que regia a preparação física como fundamental para o trabalho na sociedade como forma de rendimento no setor produtivo.
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