segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Educação Inclusiva: da utopia a uma política educacional | Deficiente Ciente

Educação Inclusiva: da utopia a uma política educacional | Deficiente Ciente
Andy Holzman/Staff Photographer)

Caro leitor,
O artigo abaixo foi extraído do site Revistas Eletrônicas Unijuí. O artigo foi escrito pela pesquisadora Lenir Santos Schettert.
RESUMO
Este texto propõe uma reflexão sobre a Educação Inclusiva, que se apresenta como um novo paradigma educacional, a partir dos princípios estabelecidos pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9394/96. O conhecimento da Educação Inclusiva é condição basilar para uma prática que se enseja emancipatória e inclusiva, sendo necessário aprofundar os estudos sobre os aspectos teóricos que têm norteado o processo educacional voltado para a inclusão do aluno portador de necessidades especiais.
A presente reflexão fluiu dos questionamentos que surgiram a partir da própria prática educacional, sobretudo no que se refere ao trabalho do dia-adia dos professores em escolas de ensino regular, principalmente daqueles que atuam no Ensino Fundamental, diante do reordenamento legal da educação, expressando um novo conceito de inclusão para os alunos portadores de necessidades educacionais especiais. Traz no seu bojo o conceito de educação como um processo de formação que constrói identidades e sujeitos na interação com o mundo cultural. Isso significa que o ser humano se desenvolve à medida que age e interage num mundo de diversidade e de enriquecimento com o heterogêneo.

Nenhum comentário: