terça-feira, 15 de outubro de 2013

Dia do Professor é instituído por Dom Pedro

Dia do Professor é instituído por Dom Pedro
Na Rede Estadual de Ensino há 13 mil e 300 professores
Postada em: 15/10/2013 ás 11:30:20Link:

No Dia do Professor, 15 de outubro, o Governo do Estado parabeniza todos os servidores da Educação, pessoas que enfrentam diariamente desafios para cuidar e educar os filhos que não são seus.

Na Rede Estadual de Ensino há 13 mil e 300 professores, que trabalham no ensino fundamental, médio, educação especial, educação de jovens e adultos, do campo, profissional e indígena.


Comemorações

As escolas comemoraram o Dia do Professor com homenagens dos alunos, por meio de teatro, de música e poesia, na sexta-feira, dia 11. Algumas escolas optaram por um jantar para reunir os professores em momento de descontração e lazer.


Dia do Professor

O Dia do Professor foi instituído em 1829, em homenagem à educadora Santa Teresa de Ávila, por Dom Pedro I, então Imperador do Brasil, por meio de um Decreto Imperial, que criou o Ensino Elementar no Brasil. Conforme o decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos deveriam ter escolas de primeiras letras” e já vinha com definições como o salário dos professores, descentralização do ensino e as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender.

Mesmo com o decreto, não se comemorava o Dia do Professor. Existia uma escola na Rua Augusta, o Ginásio Caetano de Campos, em São Paulo, que tinha um segundo semestre longo de 1 de junho a 15 de outubro,  os professores tiveram a ideia de realizar um dia de parada para evitar a estafa. O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro fosse realizado no dia 15 de outubro. A festa que aconteceu em 1947, deu tão certo, que passou a ser realizada todos os anos e a iniciativa se espalhou para outras escolas brasileiras.

O feriado escolar foi oficializado pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963, com ênfase para se comemorar o Dia do Professor com dignidade, com a promoção de solenidades com a presença de alunos e famílias.
Foto:Fonte: Josélia de LimaPostador: Leandro Coutinho

Nenhum comentário: