terça-feira, 8 de outubro de 2013

Deficiente Ciente -Comissão aprova manutenção de pagamento do BPC a deficiente empregado

Deficiente Ciente 


Posted: 08 Oct 2013 06:35 AM PDT
A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou nesta quarta-feira (2) proposta que permite que pessoas com deficiência continuem a receber uma parte do Benefício da Prestação Continuada (BPC) mesmo depois de empregados. A medida está prevista no Projeto de Lei 4297/12, do deputado Ângelo Agnolin (PDT-TO).
Pelo texto, o pagamento poderá continuar por um ano após a assinatura da carteira de trabalho, nos seguintes percentuais:
- com redução de 15% para quem recebe até um salário mínimo;
- com redução de 30% para beneficiários com até dois salários mínimos;
- com redução de 50% para aqueles que ganham até três salários mínimos.
Inclusão social
Relatora na comissão, a deputada Rosinha da Adefal (PTdoB-AL) afirmou que o projeto contribui para incrementar a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, o que repercutirá não apenas em benefício pessoal, mas para as empresas e para a economia.
“A medida contribui, certamente, no sentido da construção de uma transição entre as situações de beneficiários e de empregados, uma vez que a suspensão abrupta do benefício constitui, sem dúvida, impedimento para a aceitação de ofertas de trabalho, principalmente em se tratando de pessoas com menor remuneração”, afirmou.
Atualmente, a Lei Orgânica da Assistência Social (Lei 8.742/93) prevê a suspensão do benefício assim que o portador de deficiência for empregado formalmente. A legislação assegura a manutenção concomitante do benefício e da remuneração, por no máximo dois anos, apenas no caso de contratação de pessoa com deficiência na qualidade de aprendiz.
Tramitação
O projeto ainda será analisado, conclusivamente, pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Íntegra da proposta:
PL-4297/2012
Fonte:http://www2.camara.leg.br/
Veja:
     
Posted: 08 Oct 2013 06:25 AM PDT
Eduardo Jorge, ativista tetraplégico, vai iniciar uma greve de fome, esta segunda-feira em frente à Assembleia da República, até que os “grupos parlamentares se comprometerem a apresentar uma lei de promoção da autonomia pessoal” para todas as pessoas com deficiência e dependentes de terceiros.
Eduardo Jorge diz que a greve de fome acabará “se os grupos parlamentares se comprometerem a apresentar uma lei de promoção da autonomia pessoal – vida independente”.Eduardo Jorge diz que a greve de fome acabará “se os grupos parlamentares se comprometerem a apresentar uma lei de promoção da autonomia pessoal – vida independente”.
Eduardo Jorge anunciou através da rede social facebook, que vai iniciar uma greve de fome, a partir das 18 horas desta segunda-feira, em frente à Assembleia da República, em protesto com a falta de dignidade que, todas as pessoas com deficiência e dependentes de terceiros, são sujeitos em Portugal.
“Todos sabemos que a maioria das pessoas com deficiência não pode viver sem assistência pessoal”, afirma Eduardo Jorge no seu blogue “Tetraplégicos ”. O ativista tetraplégico chama à atenção para a falta de condições das soluções existentes e salienta a necessidade de “muitas mães e pais deixarem as suas carreiras e vidas em suspenso porque são obrigadas a abdicar de tudo em prol do seu filho”.
Eduardo Jorge defende ainda que “o Estado e o utente gastam imenso dinheiro com programas, e em instituições inadequadas quando o mesmo dinheiro poderia servir para assegurar a continuidade das pessoas em suas casas, e no seu ambiente familiar, com outra qualidade de vida e dignidade. Seriamos nós a gerir as nossas vidas”.
Este protesto conta também com o apoio do Movimento (d)Eficientes Indignados.
Eduardo Jorge diz que a greve de fome terminará quando “os grupos parlamentares se comprometerem a apresentar uma lei de promoção da autonomia pessoal – vida independente”.
Fonte: http://www.esquerda.net/
     
Posted: 08 Oct 2013 06:19 AM PDT
Segurança ajudou pai a resgatar criança de dois anos em Caeté
Miguel estava com frio e febril quando foi encontrado pelo pai Record MinasMiguel estava com frio e febril quando foi encontrado pelo pai
Record Minas
Duas horas e meia. Esse foi o tempo que um menino com paralisia cerebral ficou “esquecido” no berço de uma creche em Caeté, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Miguel Simão vai completar dois anos em 2013 e sofre de paralisia cerebral por causa de uma complicação no parto. A família conseguiu uma vaga na creche municipal, onde a criança também realiza fisioterapia, mas levou um susto na última semana.
A van que leva Miguel em casa chegou vazia. O pai, William Simão, correu até a creche e, com a ajuda de um segurança, descobriu o filho no berço.
— Ele procurou as chaves e entrou pelos fundos. Meu filho estava lá com febre, desprotegido, com um cobertor.
A mãe, Érica Simão, vê desleixo por parte da funcionária que fecha a escola.
— Ela alegou que as últimas crianças saíram, ela entrou no banheiro, saiu e trancou o berçário. Então não há a revisão de olhar os meninos no berço antes de sair.
A Prefeitura de Caeté informou que procurou a família para se explicar e que os responsáveis pelo espaço vão responder a uma sindicância interna.
Assista o vídeo .
Veja:
     
Posted: 07 Oct 2013 01:07 PM PDT
Festival Assim Vivemos Em 2013, o “Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência” chega à sua 6ª edição com a exibição de 28 filmes de 17 países diferentes. Com patrocínio do Banco do Brasil, o festival oferece acesso para cadeirantes e pessoas com deficiência visual e auditiva em todas as sessões. O evento, que já passou pelo Rio de Janeiro, em agosto, acontece na sede do Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo de 2 a 12 de outubro.
Com uma programação de filmes que ultrapassam barreiras e desmontam preconceitos, o festival reúne produções nacionais e internacionais sobre o tema deficiência, sob a ótica da inclusão e com o objetivo de mostrar as capacidades das pessoas e sua inserção na sociedade.
“A seleção dos filmes visa a mostrar como as pessoas com deficiência se inserem nas suas sociedades, e como são abordadas as questões cruciais em cada país retratado. Nesta edição, temos histórias encantadoras, relatos surpreendentes e exemplos inspiradores”, diz Lara Pozzobon, curadora do evento.
O festival, que é bienal, comemora 10 anos de existência (a primeira mostra de filmes foi realizada no ano de 2003) e segue mantendo a tradição que o legitimou como a maior celebração da inclusão cultural do Brasil. O foco está em filmes que tenham a pessoa com deficiência como protagonista. Além disso, o festival também garante acessibilidade ao público, tanto para pessoas com deficiência visual (com audiodescrição em todas as sessões e catálogos em Braille) e auditiva (com legendas Closed Caption nos filmes e interpretação em LIBRAS nos debates).
Inédita, a programação traz novas abordagens sobre o tema do autismo e seu amplo espectro, sobre o tema da surdez e os posicionamentos conflitantes entre oralização e sinalização, sobre as moradias assistidas para pessoas com deficiência e as complexidades da institucionalização, entre outros temas relevantes. Como de costume, os filmes do festival trazem personagens que mostram suas vidas e experiências de inclusão de maneira positiva, com ênfase nas vitórias de cada um, mas sem fugir das complexidades e dos conflitos comuns a todo o ser humano.
O festival contará ainda com uma exibição especial do longa “As Sessões” (Fox Filmes), que servirá de tema para um dos quatro debates organizados sobre temas específicos, congregando pessoas com deficiência, profissionais especializados e realizadores. O filme trata da vida afetiva e sexual de Mark O´Brien, personagem real que já foi retratado em um documentário exibido na primeira edição do evento: “Lições de Respiração: a vida e a obra de Mark O´Brien”. Os temas dos outros debates serão “Autismo e seus desafios”, “Surdez e comunicação” e “Institucionalização das pessoas com deficiência”.
“Não podemos deixar de mencionar que nunca recebemos tantas inscrições de filmes brasileiros quanto neste ano. E o mais importante não é apenas a quantidade, mas a qualidade da maior parte da produção. Para nós, é uma grande satisfação poder anunciar que, este ano, temos uma grande safra de filmes nacionais”, diz Gustavo Acioli, curador do festival.
Todas as sessões terão entrada franca e os filmes exibidos são majoritariamente documentários. A lista dos filmes selecionados segue abaixo e a programação completa está disponível no site: www.assimvivemos.com.br
Filmes concorrentes
Um dia especial. Dir. Yuri Amorim. Brasil, 90’
Eu sinalizo, eu vivo. Dir. Anja Hiddinga, Jascha Blume. Holanda, 80’
Missão Para Lars. Dir. James Moore and William Spicer. Reino Unido, 74’
Meu olhar diferente sobre as coisas. Dir. Gilca Maria Motta da Silveira. Brasil, 68’
Cromossomo cinco. Dir. María Ripoll & Lisa Pram. Espanha, 62’
Bruscamente Interrompido. Dir. Benjamin & Susie Jones. Austrália, 56
Proteja a todos que eu amo. Dir. Franziska Schönenberger, Anne Mona Hilliges. Alemanha, 52’
Improvisação Livre. Dir. Doron Djerassi. Israel, 50’
Liberte a Borboleta. Dir. Joanna Frydrych. Polônia, 45’
Imagine só. Dir. Peter Hegedus. Austrália, 31’
O Preço da Não Liberdade . Dir. Miglena Atanasova. Bulgária, 28’
A criança que sussurra. Dir. Heidi Sundby. Noruega, 28’
De arteiro a artista. Dir. Rodrigo Paglieri. Brasil, 28’
Different theater. In search of happiness. Dir. Kate Makhova. Bielorússia, 27’
Ataque de Emoção. Dir. Sarah Barton. Austrália, 26’
Rótulos – Dir. Olga Arlauskas. Rússia, 26’
Diário do não ver. Dir. Cristina Maure e Joana Oliveira. Brasil, 22’
Estrangeiros. Dir. Sonia Machado Lima. Brasil, 20’
Gigantes da Alegria. Dir. Ricardo Rodrigues e Vitor Gracciano. Brasil, 12’
Jimmy. Dir. Martin Smith. Escócia, 12’
Andar com um Guia. Dir. Maciej Cendrowski. Polônia, 10’
Mal de Huntington. Dir. Jean-Baptiste Pinette, Johnny Pinette. Canadá, 8’
Seja Meu Irmão. Dir. Genevieve Clay. Austrália, 9’
Filhos de Surdos – Dir. Marie-Eve Nadeau. França, 52′
Terra Fria Dir.: Shahriar Pourseyedian. Irã, 20′
Filme convidado: As Sessões. Dir.Ben Lewin. EUA, 98′
6º edição do festival “Assim Vivemos”
Quando: São Paulo: 2 a 12 de outubro –
Onde: CCBB – São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
Entrada gratuita
Outras informações: www.assimvivemos.com.br
Fotos para download: http://www.agenciafebre.com.br/assim-vivemos
EPK com cenas dos filmes:  https://vimeo.com/72681718
Senha: vivemosassim
Sobre o Festival Assim Vivemos
Além de exibir filmes nacionais e internacionais inéditos, o festival tem o objetivo de promover uma discussão estética cinematográfica, que acrescenta muito na formação cultural de um público diversificado. Esse debate se articula com os temas dos filmes e traz à tona questões fundamentais e urgentes relativas às pessoas com deficiência. O festival exibe documentários, filmes de ficção e animações que formam um mosaico surpreendente e esclarecedor. Filmes que trazem a pessoa com deficiência para a cena principal e, através da arte, quebram os preconceitos, conferindo à questão outra dimensão. O festival teve sua primeira edição em 2003 no Rio de Janeiro e em Brasília. A segunda edição do evento, em 2005, ampliou seu alcance, o público triplicou nas duas cidades. Em 2007, ficou ainda mais próximo do público com ações de multiplicação e democratização da informação, uma vez que ônibus foram alugados para a realização de visitas com grupos da periferia e instituições carentes de pessoas com deficiência; e, graças ao co-patrocínio da Petrobrás nessa edição, também foi realizada a produção de um DVD com os Curtas Premiados do Público (tiragem de dois mil exemplares e distribuição gratuita). Desde a primeira edição, o festival oferece uma acessibilidade inédita para pessoas com deficiência visual, a Audiodescrição; feita por dois atores em todas as sessões e transmitida para fones de ouvidos disponibilizados para o público. Em todos os filmes são inseridas legendas Closed Caption, sistema que inclui informações extra-diálogos (para o público de pessoas com deficiência auditiva). São distribuídos catálogos em Braille com informações e sinopses dos filmes para as pessoas com deficiência visual. E nos debates, há intérpretes de LIBRAS, para que as pessoas surdas também possam participar.
 Para mais informações entre em contato
Em São Paulo: Carminha Botelho:: carminha.botelho@agenciafebre.com.br (11) 2769 3806
Ciro Bonilha :: ciro.bonilha@agenciafebre.com.br
     

Nenhum comentário: