Amor ao esporte supera deficiência física

Por Roberta Monteiro*
Botafogo une todos pelo remo - blog do IGECAs pessoas com necessidades especiais que praticam o Remo contam com a vantagem de o esporte dispensar adaptações significativas, permitindo que os atletas com ou sem deficiências façam parte da mesma equipe e disputem em condições de igualdade. Os atletas mostram superação na prática da modalidade, e provam para a sociedade que é possível praticar esporte em conjunto apesar das dificuldades físicas.
O clube Botafogo foi um dos pioneiros no trabalho com os portadores de deficiência,  e desenvolve atividades esportivo-sociais desde 2004 para deficientes. O responsável pela equipe de remo era o professor  Rafael Ceccon de Araujo, ex-remador do Botafogo, Bacharel em Educação Física pela Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ) e auxiliar técnico da seleção brasileira que disputou o Campeonato Mundial na Inglaterra. Além disso, Rafael foi membro da comissão técnica da seleção brasileira de remo adaptado.  No próximo ano ele retorna ao clube após um período de estudos na  Tailândia.  O clube Botafogo tem grandes expectativas para os próximos Jogos Paraolímpicos de 2016, que acontecerão no Brasil. O objetivo do esporte é um desenvolvimento pessoal dos atletas portadores de deficiência, para evolução, onde as pessoas possam se perceber parte ativa e ser espelho um dos outros.
O grande destaque da equipe de remo é o atleta Isaac José Ribeiro, cinco vezes campeão brasileiro de remo e sete vezes campeão Estadual do Rio de Janeiro.Mineiro – ele mora no clube de remo do Botafogo, na Lagoa, há 7 anos – , Isaac veio para o Rio de Janeiro embalado pelo sonho de praticar futebol. Como nasceu com problemas nas pernas, foi obrigado  afastar sua modalidade preferida da lista. Outra dificuldade ocorreu na busca para encontrar uma escola que atendesse seu tipo de deficiência. Ele conta que, quando nasceu, o médico dissera, conforme relatos da família, que jamais conseguiria andar. Mas o remo mudou sua vida.  Determinado, Isaac não desistiu de lutar pelo seu sonho de praticar um esporte, até entrar para a Escola de Remo do Botafogo, que se tornou sua grande motivação de vida.  Hoje em dia é um dos principais remadores do clube.Isaac não esmorece. Todos os dias, as seis da manhã,  põe seu barco nas águas da Lagoa Rodrigo de Freitas.   “Tenho limitações como todos, mas realizei meu sonho de conseguir a classificação para os Jogos Paraolimpíadas de 2012. Infelizmente não ganhamos medalha, meu barco ficou na sétima colocação. Agora quero a medalha em 2016.  Declarou.O Clube Botafogo tem grandes expectativas para os próximos Jogos Paraolímpicos de 2016  que acontecerão no Brasil. Isaac Ribeiro faz  parte do Instituto superar, patrocinador de atletas Paraolímpicos,  e foi  convidado por  Fernando Fernandes, Ex- BBB e tricampeão mundial em paracanoagem,  para também praticar a canoagem.  O atleta treina no clube Rio Va’ e se prepara para competir o brasileiro no próximo mês, em Mato Grosso. A competição vale vaga para o Campeonato Mundial de Paracanoagem ano que vem na Alemanha.
“Eu falei que queria fazer canoagem e ele me ajudou, hoje somos amigos, mas não estou abandonando o remo. Estou treinando muito. Quero ser o melhor nos dois esportes. Ganhando o  Campeonato Brasileiro de Canoagem posso entrar para história, sendo o primeiro atleta a ganhar duas competições em esportes diferentes: Brasileiro de Remo e de Canoagem”. Completa.O esporte apresenta  exemplos a serem seguidos,como Isaac que mostra para sociedade e governo a capacidade dos portadores de deficiências  e a importância da inclusão social.



*Roberta Monteiro é aluna da 9a turma de pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte