sábado, 17 de novembro de 2012

Basquete em cadeira de rodas: mais do que prática esportiva


Basquete em cadeira de rodas: mais do que prática esportiva

Snakes de Cascavel dribla dificuldades em busca de inclusão

Redação Catve


A inclusão está sendo assumida, nos dias de hoje, como um novo , ou nem tão novo assim, desafio em busca de uma sociedade mais justa e democrática.

Entre tantos métodos e possibilidades desenvolvidos para que isso aconteça, está o esporte.

Este é um dos principais objetivos do time de basquete de Cadeira de Rodas de Cascavel: Snakes.

Estimular e possibilitar que pessoas, portadoras de alguma deficiência tenha contato e desenvolva o gosto pela prática esportiva tem resultados animadores, recheados de muitos benefícios, a ela e também a tos que de uma fora ou outra convivem com essas pessoas tão cheias de vontade e exemplos de vida.

"Temos um lema que é: Recuar, jamais, parar, nunca e avançar sempre. Mesmo diante de muitas dificuldades encontradas no nosso caminho, temos certeza que um dia seremos reconhecidos e respeitados como pessoas", comenta o Gilson de Souza Daniel, presidente da Associação.

No período de 30/11/2012 a 02/12/2012, acontecerá o XVII CEDEF Congraçamento Esportivo e Cultural das Pessoas com Deficiências. Será o 1º Torneio de Basquete em Cadeira de Rodas em Cascavel.

O evento será promovido pela ADEFICA-Associação das Pessoas com Deficiências de Cascavel, e será realizado no ginásio adaptado Ciro Nardi.

Equipes como Dourados sobre rodas de Dourados - Ms, Foz do Iguaçu - Foz do Iguaçu - Pr , Fantasmas - Ponta Grossa - Pr já confirmaram presença. As seleções do Rio de Janeiro - RJ e Goias - GO também deverão participar.

O grupo conta atualmente com 21 atletas, mas segue em busca de mais integrantes.

Os treinamentos acontecem todos os sábado, no ginásio de Esportes Eduardo Luvison (Ginásio Adaptado) das 14h ás 15h30.

"Antes,o ginásio era disponibilizado para nosso uso das 14h às 17h, porém a Secretaria de Esportes reduziu este horário para 1h30, depois disso, fecham. Mesmo assim, não desistimos em busca da nossa qualidade de vida e inclusão social", comenta Daniel.

Pessoas com idade de 10 anos a 70 anos, que tenham deficiência poderão se inscrever através do e-mail da ADEFICA - Associação das Pessoas com Deficiências de Cascavel: adefica-cascavel@live.com ou pelos telefones (045) 3035-5852 ou 9910-1554.

O time participará das Paralimpiadas do Parana, que acontecerá em Londrina ainda este este ano, com data a ser confirmada e também da 2ª Divisão Campeonato Paranaense com início marcado para março de 2013.

"O que não podemos é admitir de maneira nenhuma é desistir da nossa busca por uma vida mais feliz, através da prática do esporte. Precisamos provar para todos e para nós mesmos de que limitação não significa falta de capacidade", finaliza Daniel.

Como surgiu o basquete em cadeira de rodas.

Em 1945, o basquete em cadeira de rodas começou a ser praticado nos Estados Unidos à medida que o esporte paraolímpico era desenvolvido a partir do fim da Segunda Guerra Mundial.

Ex-soldados norte-americanos que haviam sofrido mutilações em combate foram os primeiros jogadores.

Uma das mais tradicionais modalidades nos Jogos, esteve presente em todas as edições da Paralimpíada.

As regras são adaptadas à necessidade de jogar sentado e à mecânica da locomoção da cadeira.

.tv

Nenhum comentário: