sábado, 10 de novembro de 2012

Profissionais da Andef estão no III Congresso Paralímpico em Natal (RN)


Profissionais da Andef estão no III Congresso Paralímpico em Natal (RN)

Claudia Rombaldi

Por Gustavo Carvalho (gustavo@andef.org.br)


A 3ª edição do Congresso Paralímpico começou nesta quarta (07/11) e vai até o próximo sábado (10/11), em Natal, no Rio Grande do Norte. Neste ano, a Andef estará representada por três profissionais: Claudia Rombaldi, gestora do Projeto Esporte Comunidade; Patrick Carvalho, preparador físico e técnico do halterofilismo; e Cristiano Cerqueira, técnico de natação.
Claudia irá apresentar dois trabalhos científicos. Um deles fala sobre a parceira do Clube Escolar, uma iniciativa do CPB de incentivo ao esporte paralímpico entre crianças e adolescentes, com a Andef. Na instituição, o apoio é dado aos atletas de tênis em cadeira de rodas e bocha. Em contrapartida, a Andef oferece mais vagas na natação e no tênis de mesa.
A gestora do Projeto Esporte Comunidade também é classificadora de rugby em cadeira de rodas pela Associação Brasileira de Rugy em Cadeira de Rodas (ABRC) e é coautora do artigo ‘Classificação funcional e tipo de deficiência em atletas participantes de rugby em cadeira de rodas no Brasil’.
Cristiano Cerqueira, Treinador de Natação, teve o seu artigo ‘Adaptações metabólicas de dois nadadores paralímpicos submetidos a dois ciclos anuais de treinamento periodizado’ aprovado, assim como Patrick Carvalho com o tema ‘Correlação entre o peso corporal, o teste de 1RM e o desempenho competitivo de um para-atleta de halterofilismo paralímpico submetido a um programa de treinamento periodizado’.
Yagonny em entrevista quando bateu o recorde mundial este ano
Em 2010, no I Congresso Paraolímpico, o trabalho dos profissionais da Andef "Associações Funcionais ao desempenho em dois nadadores paraolímpicos submetidos a um programa de treinamento periodizado: um estudo de caso"de autoria do professor Cristiano Cerqueira, o psicólogo Erick Conde e fisioterapeuta Leandro Silveira, foi o vencedor do prêmio de destaque científico.

Nenhum comentário: