quarta-feira, 24 de novembro de 2010

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC: há 25 anos em Portugal

TIC: há 25 anos em Portugal


Partilhar:
Primeiro Encontro Internacional TIC e Educação -TicEDUCA reuniu, em Lisboa, vários especialistas e investigadores da área da utilização das novas tecnologias da informação. A boa notícia é que há experiências bem-sucedidas, a má é que as TIC podem ser uma fonte de distracção das actividades lectivas. Em ambos os lados, os professores têm um papel preponderante.
Mais de 500 participantes, 34 projectos de doutoramento discutidos em três seminários, cerca de 170 comunicações apresentadas em 32 sessões temáticas, 81 posters, três simpósios, três conferências lideradas por investigadores internacionais, uma mesa-redonda que juntou representantes do Ministério da Educação, de universidades e de empresas tecnológicas. Estes são alguns números do primeiro Encontro Internacional TIC e Educação - TicEDUCA que aconteceu no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, de 18 a 20 de Novembro. A qualidade das intervenções e a quantidade de participantes superaram as melhores expectativas.

Inovação curricular com TIC foi o tema central do encontro que centrou as atenções nas perspectivas teóricas sobre a utilização das TIC para fins educativos, projectos e práticas de integração curricular das TIC, ambientes virtuais de aprendizagem, competências e desenvolvimento profissional de professores, educadores e profissionais de e-learning. "As tecnologias de informação e comunicação representam um fortíssimo desafio às práticas de ensino estabelecidas e proporcionam oportunidades de mudança que importa compreender e, principalmente, saber concretizar. O ritmo espantoso de desenvolvimento destas tecnologias coloca dificuldades acrescidas a todos os que se interessam pelas suas consequências no campo da educação." João Pedro da Ponte, director do Instituto de Educação, deu assim as boas-vindas.

Nenhum comentário: