terça-feira, 11 de agosto de 2015

OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

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O esporte é uma ótima forma dos alunos aprenderem que a vida não é feita só de vitórias e que nem sempre se consegue tudo o que se almeja. Os esportes os põem frente à derrota, o que os obrigam a aprenderem a superar suas frustrações
    No Ensino Fundamental, serão oportunizadas diversas vivências que valorizem o aluno como produtor do conhecimento, estimulando a reflexão crítica e a utilização do corpo como instrumento de interpretação do mundo. Para isso, o ensino da Educação Física oferecerá a organização de um ambiente que possibilite desenvolver as capacidades de:
  • Conhecer e utilizar o corpo em movimento no tempo e no espaço;
  • Dominar os movimentos básicos do corpo;
  • Ampliar o repertório motor na combinação de movimentos e habilidades;
  • Identificar e utilizar as atividades ludo-pedagógico do cotidiano escolar na organização do lazer;
  • Repudiar a violência, evidenciando o respeito mutuo, a ética, a dignidade e a solidariedade;
  • Incorporar as manifestações corporais das diversas culturas ao acervo lúdico;
  • Demonstrar autonomia na legislação da regra dos jogos;
  • Entender a diversidade cultural e conviver com ela na organização e execução das práticas corporais;
  • Compreender a importância da atividade física e do esporte para a saúde, relacionando-a com os fatores sócio-culturais;
  • Adquirir habilidades esportivas, reconhecendo a importância do gesto motor, despertando o prazer pelo esporte;
  • Responsabilizar-se pelo desenvolvimento e manutenção de suas capacidades físicas (resistência aeróbica, força, velocidade e flexibilidade)
  • Valorização e respeito com sensações, emoções, limites, integridade física e morais pessoais e dos colegas.
  • Reconhecimento e valorização de atitudes não discriminatórias, quanto à habilidade, sexo, cor e outras.
  • Predisposição em cooperar com colega ou grupo, participar em jogos esportivos, recreativos.

    Propõe-se, assim, a valorização do aluno, dando movimento a cada idéia dentro da escola numa perspectiva interdisciplinar, cabendo ao professor mediar às vivências, desenvolvendo habilidades e competências na formação do ser crítico participativo.

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