http://escola.educacaofisicaa.com.br/2015/08/objetivos-da-educacao-fisica-no-ensino.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+educacaofisicaa+%28Newsletter+da+Educa%C3%A7%C3%A3o+F%C3%ADsicaa%29#.Vcn6m3FViko
O esporte é uma ótima forma dos alunos aprenderem que a vida não é feita só de vitórias e que nem sempre se consegue tudo o que se almeja. Os esportes os põem frente à derrota, o que os obrigam a aprenderem a superar suas frustrações
No Ensino Fundamental, serão oportunizadas diversas vivências que valorizem o aluno como produtor do conhecimento, estimulando a reflexão crítica e a utilização do corpo como instrumento de interpretação do mundo. Para isso, o ensino da Educação Física oferecerá a organização de um ambiente que possibilite desenvolver as capacidades de:
- Conhecer e utilizar o corpo em movimento no tempo e no espaço;
- Dominar os movimentos básicos do corpo;
- Ampliar o repertório motor na combinação de movimentos e habilidades;
- Identificar e utilizar as atividades ludo-pedagógico do cotidiano escolar na organização do lazer;
- Repudiar a violência, evidenciando o respeito mutuo, a ética, a dignidade e a solidariedade;
- Incorporar as manifestações corporais das diversas culturas ao acervo lúdico;
- Demonstrar autonomia na legislação da regra dos jogos;
- Entender a diversidade cultural e conviver com ela na organização e execução das práticas corporais;
- Compreender a importância da atividade física e do esporte para a saúde, relacionando-a com os fatores sócio-culturais;
- Adquirir habilidades esportivas, reconhecendo a importância do gesto motor, despertando o prazer pelo esporte;
- Responsabilizar-se pelo desenvolvimento e manutenção de suas capacidades físicas (resistência aeróbica, força, velocidade e flexibilidade)
- Valorização e respeito com sensações, emoções, limites, integridade física e morais pessoais e dos colegas.
- Reconhecimento e valorização de atitudes não discriminatórias, quanto à habilidade, sexo, cor e outras.
- Predisposição em cooperar com colega ou grupo, participar em jogos
esportivos , recreativos.
Propõe-se, assim, a valorização do aluno, dando movimento a cada idéia dentro da escola numa perspectiva interdisciplinar, cabendo ao professor mediar às vivências, desenvolvendo habilidades e competências na formação do ser crítico participativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário