Parapan: Brasil vence Argentina e é tri no futebol de 5
Aos 45 anos, o judoca Antônio Tenório conquista o bronze em seu último Parapan
TORONTO - O público que assistia à final do futebol de 5 (para cegos) no Parapan de Toronto, nesta sexta-feira, deveria fazer silêncio para não atrapalhar a partida, mas foi impossível. Em um jogo disputado e cheio de catimba, como um Brasil e Argentina costuma ser, a seleção brasileira levou a melhor, venceu por 2 a 1, e conquistou o tricampeonato.
— Foi um jogo muito difícil. Saímos na frente com dois gols, mas passamos sufoco, né? Depois, eles marcaram, e ainda teve aquele lance da falta e outro que o Luan fez uma grande defesa. Mas é mais gostoso assim — disse Ricardinho, autor do segundo gol, aproveitando para falar das dificuldades que a seleção passou. — Tivemos muitas lesões. Não falei antes, mas eu mesmo joguei o campeonato todo com um incômodo.
O jogo não foi tranquilo e os dois técnicos tiveram que fazer muitas substituições por causa do cansaço dos jogadores.
O Brasil abriu o placar com um gol de Jeffinho, aos sete minutos do primeiro tempo, para o delírio da grande torcida brasileira que acompanhava o evento. O segundo só veio faltando seis minutos para o fim, quando Ricardinho driblou três e marcou de fora da área. O jogo foi decido ali, mas não entregue pela Argentina.
BRASIL CHEGA A 255 MEDALHAS
No futebol de cinco, o cronometro é parado a cada falta, gol, escanteio ou substituição, e depois dos segundo gol brasileiro, os minutos duraram uma eternidade. A quatro minutos do apito final, a Argentina marcou. A essa altura, a torcida já gritava e aplaudia cada lance, para o desespero dos goleiros, que tentavam orientar seus times. O alto-falante precisou pedir silêncio em francês, espanhol e inglês. Pouco adiantou. A festa era brasileira.
Como virou rotina, o penúltimo dia de competições do Pan foi recheado de conquistas brasileiras. Em uma das mais emblemáticas, o judoca Antônio Tenório da Silva conquistou o bronze na categoria até 90kg, ao derrotar o venezuelano Hector Espinoza.
Aos 45 anos e quatro medalhas de ouro (Atlanta-1996, Sydney-2000, Atenas-2004 e Pequim-2008) e uma de bronze (Londres-2012) em edições de Paralimpíadas, Tenório vai se despedir dos Jogos na Rio-2016.
O Parapan termina hoje, e o Brasil ainda pode conquistar mais dois ouros, no futebol de 7 e no goalball masculinos, além de um bronze no basquete, também masculino, em mais um confronto com a Argentina. O país lidera o quadro de medalhas, com 255, sendo 107 de ouro. O Canadá tem 165; e os EUA, 132.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/esportes/parapan-brasil-vence-argentina-e-tri-no-futebol-de-5-17192645#ixzz3iskE6KxW
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário