domingo, 12 de julho de 2015

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E ADAPTAÇÃO CURRICULAR SOB O OLHAR DE TESES E DISSERTAÇÕES

http://wwws.fclar.unesp.br/agenda-pos/educacao_escolar/3417.pdf



RESUMO A educação das pessoas com deficiência intelectual foi marcada pela exclusão, segregação, integração e, finalmente, pela inclusão, que teve início nas últimas décadas do século XX. Nessa época, surgiram novos movimentos e documentos importantes, derivados de conferências mundiais a favor da inclusão das pessoas com deficiência no sistema regular de ensino. A presente pesquisa é de natureza bibliográfica e teve por objetivo geral identificar e analisar Teses e Dissertações que constam no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) a respeito da Adaptação Curricular e Deficiência Intelectual no Contexto da Educação Inclusiva, referentes ao período de 1998 a 2013. O recorte temporal de produções publicadas a partir de 1998 justificou-se por ser esse o ano em que surgiram os “Parâmetros Curriculares Nacionais: Adaptações curriculares: Estratégias para Educação de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais”, considerados de grande importância para compreender as adaptações e os diferentes níveis em que ocorrem. Para responder à questão de pesquisa (O que revelam as Teses e Dissertações a respeito da Adaptação Curricular voltada para o aluno com Deficiência Intelectual diante do contexto da Educação Inclusiva?) buscou-se conhecer seus objetivos, metodologia e resultados, selecionando-as por meio dos arquivos enviados pela CAPES. Fizeram parte dessa pesquisa nove dissertações e uma tese. Os dados mostraram que, das dez produções, quatro estão diretamente relacionadas à adaptação curricular e deficiência intelectual/mental, cinco são referentes à adaptação curricular e deficiências e uma está relacionada às práticas curriculares para alunos com deficiência mental. A abordagem de pesquisa mais utilizada nas produções foi a qualitativa e os instrumentos para a coleta de dados foram: análise documental, observação e entrevista. Para conceituar a deficiência intelectual, foi empregada a definição proposta pela American Association on Intellectual and Developmental Disabilities (AAIDD), e em relação às adaptações curriculares, foram utilizados os Parâmetros Curriculares: Adaptações Curriculares e o “Projeto Escola Viva: garantindo acesso e permanência de todos os alunos na escola”. Os resultados mostraram que a maioria dos professores não realizava as adaptações curriculares por desconhecer a sua importância e por considerá-las um desafio. Palavras-chave: Educação Especial. Deficiência Intelectual. Adaptação Curricular. Educação Inclusiva.

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