http://wwws.fclar.unesp.br/agenda-pos/educacao_escolar/3417.pdf
RESUMO
A educação das pessoas com deficiência intelectual foi marcada pela exclusão, segregação,
integração e, finalmente, pela inclusão, que teve início nas últimas décadas do século XX. Nessa
época, surgiram novos movimentos e documentos importantes, derivados de conferências
mundiais a favor da inclusão das pessoas com deficiência no sistema regular de ensino. A
presente pesquisa é de natureza bibliográfica e teve por objetivo geral identificar e analisar Teses
e Dissertações que constam no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível
Superior (CAPES) a respeito da Adaptação Curricular e Deficiência Intelectual no Contexto da
Educação Inclusiva, referentes ao período de 1998 a 2013. O recorte temporal de produções
publicadas a partir de 1998 justificou-se por ser esse o ano em que surgiram os “Parâmetros
Curriculares Nacionais: Adaptações curriculares: Estratégias para Educação de Alunos com
Necessidades Educacionais Especiais”, considerados de grande importância para compreender as
adaptações e os diferentes níveis em que ocorrem. Para responder à questão de pesquisa (O que
revelam as Teses e Dissertações a respeito da Adaptação Curricular voltada para o aluno com
Deficiência Intelectual diante do contexto da Educação Inclusiva?) buscou-se conhecer seus
objetivos, metodologia e resultados, selecionando-as por meio dos arquivos enviados pela
CAPES. Fizeram parte dessa pesquisa nove dissertações e uma tese. Os dados mostraram que,
das dez produções, quatro estão diretamente relacionadas à adaptação curricular e deficiência
intelectual/mental, cinco são referentes à adaptação curricular e deficiências e uma está
relacionada às práticas curriculares para alunos com deficiência mental. A abordagem de
pesquisa mais utilizada nas produções foi a qualitativa e os instrumentos para a coleta de dados
foram: análise documental, observação e entrevista. Para conceituar a deficiência intelectual, foi
empregada a definição proposta pela American Association on Intellectual and Developmental
Disabilities (AAIDD), e em relação às adaptações curriculares, foram utilizados os Parâmetros
Curriculares: Adaptações Curriculares e o “Projeto Escola Viva: garantindo acesso e permanência
de todos os alunos na escola”. Os resultados mostraram que a maioria dos professores não
realizava as adaptações curriculares por desconhecer a sua importância e por considerá-las um
desafio.
Palavras-chave: Educação Especial. Deficiência Intelectual. Adaptação Curricular. Educação
Inclusiva.
Blog do Prof de Ed. Física MSc SERGIO CASTRO,da Pós Graduação em Educação Especial e Tecnologia Assistiva da Universidade Cândido Mendes(AVM) ;Ex-professor da Universidade Estácio de Sá e Ex-Coordenador de Esportes para Pessoas com Deficiências (PcD) do Projeto RIO 2016 da SEEL RJ ,destinado a fornecer informações sobre pessoas com deficiência(PcD) e com Necessidades Educativas Especiais(PNEE), bem como a pessoas interessadas nesta área ( estudantes, pais, parentes, amigos e pesquisadores)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário